Ballet Quebra Nozes leva a magia do Natal ao Cemur
Por Rodrigo Martins
As 400 pessoas que foram ao Cemur na última sexta-feira, dia 10, presenciaram um dos espetáculos mais bonitos encenados nos últimos anos em Taboão da Serra. O ballet Quebra Nozes levou emoção e fantasia ao explorar uma das histórias natalinas mais conhecidas em todo mundo.
Veja galeria de imagens do Ballet Quebra Nozes
Neste domingo, dia 12, às 20h, o espetáculo será novamente encenado para o público taboanense. Só que desta vez a peça terá como palco a praça Nicola Vivilechio. A apresentação ao ar livre será inédita na cidade e ficará mais bela com a decoração de luzes e enfeites natalinos que decoram o local.
Foto: Rodrigo Martins
Cena do espetáculo Quebra Nozes encenado na última sexta-feira, no Cemur
Esse é o terceiro ano consecutivo que o ballet Quebra Nozes é realizado pela secretaria de cultura da prefeitura de Taboão da Serra. Unindo atores profissionais, professores de Balé e cerca 200 alunos da escola de bailado, levam ao palco a surpreendente história criada a mais de cem anos, com duração de uma hora e meia, dividida em três atos distintos.
Os presentes ao evento ficaram entusiasmado com a peça, o público muito diverso entre crianças, jovens e adultos, deram suas declarações com muita emoção. “Gostei de tudo, é bem bonito” disse Vitor Reis de cinco anos. A bailarina Juliana, que é aluna há três meses, disse sentir muita felicidade ao ver o espetáculo ao vivo. Já Jonas, morador do campo limpo, que foi prestigiar a neta de 12 anos, resumiu a sensação de todos que foram ao Cemur: “foi ótimo”.
A Professora e diretora da escola de bailado Sonia Almeida, disse ao Portal O Taboanense que os ensaios iniciaram em agosto, mas que vem preparando os alunos durante o ano todo. “Toda nossa equipe esta envolvida e por isso o evento foi ótimo”, disse. Sonia confessou estar muito satisfeita com a apresentação e que o mérito é da equipe.
A secretária de cultura professora Márcia Regina, que assistia atentamente ao espetáculo, também conversou com O Taboanense. “Quero fazer um tributo a Sonia Almeida e ao Grupo de Professores”. Segundo Márcia, no próximo ano o espetáculo terá música ao vivo. “A cultura da cidade está unida e quem ganha com isso é o nosso povo, no próximo ano a musica será ao vivo”. E finaliza: “os professores estão sempre se aperfeiçoando, a prefeitura incentiva a cultura de Taboão da Serra”.
Sobre a peça
É festa de Natal na casa da família Stahlbaum. As crianças se divertem e Clara recebe do padrinho, Drosselmeyer, um boneco Quebra Nozes. No fim da festa, depois que todos já estão dormindo, Clara volta para a sala e adormece ao lado da árvore de natal e de seu presente.
A garota sonha que um exército de ratos está invadindo a sua sala, mas o quebra-nozes à defende, comandando um exército de soldadinhos de chumbo. O Rei dos ratos acaba ferindo o boneco que, desarmando, está prestes a perder a batalha quando clara a salva atirando seus sapatos nos ratos.
Drosselmeyer aparece em seguida e, num passe de mágica, transforma o boneco em um belo príncipe, que leva Clara ao Reino das Neves e ao Reino dos Doces. A fada Açucarada, Rainha do Reino dos doces, homenageia Clara com uma grande festa, onde todos os habitantes do seu reino dançam, representado as varias regiões. Por fim, a fada dança um belo pás-de-deux com príncipe, Ela sabe que seu presente de Natal foi uma linda viagem, em forma de sonho, e não apenas um boneco.