EM ALTA
Home

Av. Armando Andrade muda de sentido até o Largo do Taboão

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

15/03/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A prefeitura muda nesta segunda-feira, dia 15, parte do sentido da avenida Armando Andrade que ainda era mão-dupla. Dois quarteirões serão afetados, transformando em mão única o trecho entre a av. Jovina de Carvalho Dáu e a av. Getúlio Vargas, no Largo do Taboão. A pista passa a ter sentido capital desde o Pronto Socorro Akira Tada.

Com a mudança a secretaria de trânsito e transporte espera acabar com o congestionamento nos horários de pico na av. Armando Andrade e também na av. Jovina de Carvalho Dáu, que vinha recebendo grande fluxo de veículos desde a primeira mudança de sentido da avenida, em fevereiro deste ano.

“A frota de Taboão da Serra cresceu muito, temos mais de 80 mil veículos de moradores da cidade, mas os motoristas de outras cidades, que chamamos de frota flutuante, eleva para quase 3 milhões de carros circulando no município durante o mês”, garante Claudinei Pereira, secretário de trânsito e transporte. Segundo ele, a tendência em todas as grandes cidades é que as vias sejam de mão única para facilitar o trafego cada vez mais intenso.

Foto: Eduardo Toledo

Av. Armando Andrade passa a ser mão única até o Largo do Taboão

Os comerciantes da região avaliam com cuidado a mudança feita pela prefeitura. “Espero que isso não diminua o número de clientes, muita gente vinha na minha loja pelo sentido que agora é proibido”, disse Mário Augusto, proprietário de uma loja de roupas.

Outro comerciante que pediu para não ser identificado, acha que a mudança vai diminuir as vendas. “Quem vem de São Paulo vai ter que dar uma volta enorme, é claro que eles vão em outros comércios, quem vai fazer esse malabarismo todo para chegar até aqui?”, questiona.

Os motoristas ouvidos pela reportagem aprovam a mudança. “Estava um trânsito complicado na rua da delegacia [Jovina de Carvalho Dáu], era um sacrifício ir para o [Jd.] Maria Rosa”, lembra José Carlos Tavares, 44 anos. Para o contador José Marques, de 28 anos, com a mudança, o trânsito deverá piorar na rua do Tesouro. “Não tem jeito, é muito carro. Se você tira de um lado eles tem que ir pelo outro. As mudanças servem só para ver onde vai ficar o congestionamento”.

A advogada Patrícia Gomes, moradora de Cotia, usa Taboão da Serra como “rota de fuga” dos congestionamentos da rodovia Raposo Tavares. “Aqui ainda é o melhor caminho para cortar o trânsito, acho que essa alteração vai melhorar ainda mais o fluxo”, avalia.

De acordo com Claudinei Pereira, a mudança é necessária para preparar o trafego de veículos para a inauguração do Trecho Sul do Rodoanel, que deverá trazer mais carros e principalmente caminhões para a cidade.

Notícias relacionadas