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Autopista registra redução de 26% no número de mortes na Régis

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Redação

20/01/2015 00:00
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A Autopista Régis Bittencourt, concessionária da Arteris, registrou a redução de 26% no número de mortes em 2014, na comparação com o mesmo período de 2013. Este ano, de janeiro a dezembro, foram registradas 130 mortes na rodovia, frente a 175 ocorrências do mesmo tipo ocorridas no ano passado. Os acidentes fatais também apresentaram redução de 18,4% no mesmo período (vide tabela 1); e os outros tipos de acidentes (com feridos e sem vítimas), no total, também registraram uma redução de 3,2% em relação a 2013. Desde o início da Concessão, em 2008, este é o menor número de vítimas fatais registrado em um ano.

Trata-se de resultado significativo para a segurança dos usuários da Régis Bittencourt. As ocorrências mais comuns na BR-116, entre São Paulo e Curitiba, em 2014, foram os atropelamentos, seguidas das saídas de pista, as colisões traseiras e os choques com objeto fixo (barreiras de concreto, muretas). É importante ressaltar que, desde 2011, a Concessionária vem registrando importante redução de acidentes na rodovia na comparação ano a ano:

 Desde 2008, a Concessionária investiu mais de R$1,9 bilhão em melhorias e na operação da rodovia. Um investimento importante que a Concessionária realizou em 2014 foi nas obras de implantação de trevos em desnível, com o início de dez obras de novos viadutos para passagem superior e inferior, que proporcionarão um ganho na segurança viária em relação aos retornos em nível que ainda operam na rodovia. São seis obras de novos trevos na região entre Itapecerica da Serra e Juquitiba (SP) – no km 288, no km 292, no km 297, no km 305, no km 312 e no km 322; um novo trevo na região de Miracatu (SP), no km 397; e três obras na região de Colombo (PR), no km 15,3, no km 12,8 e no km 17,5.

Ao todo, a Concessionária já concluiu doze obras de novos trevos em desnível, que permitem os movimentos de retorno na rodovia e o acesso a bairros e municípios de forma segura, atendendo o tráfego urbano e rodoviário e evitando que os usuários façam o cruzamento pela rodovia. A segurança viária será reforçada também com a conclusão das obras de vias marginais, que estão sendo construídas nos municípios de Juquiá, Miracatu, Colombo, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

Neste ano, a implantação de equipamentos para a iluminação da rodovia também foi um importante investimento que contribui diretamente para a segurança na via. Foram iluminados cerca de 50 pontos na rodovia, entre marginais, acessos, trevos e passarelas. A iluminação também foi implantada em conjunto com o reforço de sinalização vertical e horizontal para o tratamento de pontos críticos de acidentes, que foi o caso do trecho entre o km 31 e km 32 da pista sentido São Paulo, conhecido como Curva da Cigana, em Campina Grande do Sul (PR).

Duplicação da Serra do Cafezal

Em 2014, a Concessionária liberou ao tráfego 6,5 quilômetros de pista nova duplicada na Serra do Cafezal, na região de Miracatu (SP). Com esses novos trechos concluídos e liberados, a Concessionária já entregou, ao todo, 17,5 quilômetros de pista nova, o que representa 60% do total das obras de duplicação. A liberação das pistas novas, além de minimizar as ocorrências de congestionamentos, também vem surtindo efeito quanto ao número de acidentes e mortes neste trecho da rodovia. Desde 2010, quando foram iniciadas as obras de implantação da segunda pista, houve uma significativa redução de mortes, chegando a 50% em 2013.

Atualmente as obras de duplicação acontecem em um segmento de 4,5 quilômetros, em trechos intercalados, em ambos os sentidos da rodovia, com a construção de três túneis e cinco viadutos. Um trecho de aproximadamente 8 quilômetros, na parte central da Serra do Cafezal, receberá obras em 2015 e será iniciada a construção do quarto e último túnel, na altura do km 349, em Miracatu (SP).

Rodovia monitorada 24 horas

A Concessionária presta ainda serviços de atendimento aos usuários com socorro médico e mecânico, inspeção de tráfego e atendimento 24 horas via 0800. Existem 10 Bases Operacionais distribuídas ao longo da rodovia e uma equipe composta por 400 profissionais e 50 veículos operacionais, que monitoram a rodovia constantemente. O sistema de monitoração do tráfego conta ainda com Circuito Fechado de TV (CFTV), com a operação de 196 câmeras, o que representa 80% de cobertura da pista. Além das câmeras, o sistema de monitoração contempla duas estações meteorológicas, 8 painéis de mensagens variáveis fixos e seis painéis de mensagens variáveis móveis.

Foco na redução de acidentes

Este ano, a Arteris criou o GERAR – Grupo Estratégico de Redução de Acidentes, no qual a Autopista Régis Bittencourt, juntamente com outras oito empresas do grupo, atuará no monitoramento dos pontos mais críticos das rodovias sob sua administração; promoverá ações preventivas e atuações conjuntas com Polícia Rodoviária Federal e Polícia Rodoviária Estadual de São Paulo, visando a redução da fatalidade dos acidentes rodoviários. Até 2020, a Arteris tem a meta de reduzir esse índice em 50% nas rodovias que administra.

Sobre a Autopista Régis Bittencourt – Concessionária responsável, desde 2008, pelos 402 quilômetros da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116/SP/PR) que liga as cidades de São Paulo (SP) e Curitiba (PR). A Autopista Régis Bittencourt, com sede social localizada na cidade de Registro (SP), local para onde deverão ser encaminhadas todas as comunicações legais, se constitui em pessoa jurídica distinta de Arteris S.A. (sua controladora societária).

Sobre a Arteris – A Arteris, companhia do setor de concessões rodoviárias do Brasil, administra 3.250 quilômetros de vias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, por meio de suas nove concessionárias: Autovias, Centrovias, Intervias, Vianorte, Autopista Fernão Dias, Autopista Fluminense, Autopista Litoral Sul, Autopista Planalto Sul e Autopista Régis Bittencourt. A Arteris é uma empresa de capital aberto, com ações negociadas no Novo Mercado da Bovespa. É controlada pela Abertis e pela Brookfield. Em 2013, recebeu o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, o Passaporte de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes e a concessão do uso do Selo Verde da categoria Ação Socioambiental Responsável – do Instituto Chico Mendes -, pelo Programa Viva Meio Ambiente desenvolvido nos estados onde a empresa está presente. Saiba mais: www.arteris.com.br.

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