Audiência pública discute Plano de Mobilidade Urbana em Itapecerica
A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através do Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Acessibilidade, realizou no último dia 22 de maio Audiência Pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana do município (PlanMob).
Segundo o prefeito Chuvisco,“a Lei de Mobilidade Urbana representa uma oportunidade ímpar, ao possibilitar uma forma nova e democrática de pensarmos a cidade que queremos para as próximas décadas”.
O objetivo da atividade foi identificar quais são os principais problemas, conflitos e necessidades a serem enfrentados pelo Plano de Mobilidade e como superá-los, a partir das potencialidades do município, com a participação dos principais agentes envolvidos na temática da mobilidade urbana e dos usuários em geral, sob os mais diversos pontos de vista.
Comandada pelo arquiteto Sérgio Gazal, responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Acessibilidade, a audiência apresentou um conjunto de dados e informações organizados em mapas temáticos, tabelas, textos explicativos, fotografias e outros recursos. A discussão pública buscou ainda incorporar o olhar de quem vive cotidianamente os problemas, enriquecendo a abordagem técnica com a visão comunitária.
Os próximos passos agora são: a definição final das diretrizes, a pactuação e elaboração do Plano de Mobilidade em si, mais uma audiência pública devolutiva e por final a elaboração da minuta de lei.
O Plano de Mobilidade Urbana de Itapecerica da Serra contempla temas como:
– Reconfiguração das calçadas prioritárias – rotas acessíveis.
– Eliminação de barreiras nos passeios.
– Padronização no rebaixamento das guias.
– Padronização no mobiliário urbano.
– Criação de novas praças interligadas pelas rotas acessíveis.
– Reforma para adaptação nos pontos de ônibus desconformes.
– Criação e identidade visual para os pontos urbanos.
– Diagnóstico, definição e implantação de rotas acessíveis.
– Recuperação das vias diagnosticadas como principais na mobilidade.
– Melhoria da sinalização horizontal e vertical (institucional, turística, etc.)
– Implantação efetiva do anel viário.
-Discutir políticas de melhoria de eficiência com a smtu.
-Definição das ações e prazos com a concessionária régis bittencourt.
– Sobre a construção dos trevos previstos para os quilômetros e novas possibilidades de mobilidade na região: km 289 (rampas/caminho do sul), km 292 (cipione) e km 297 (aldeinha).
– Complementação do trevo da entrada da cidade – alças de retorno km 285.