EM ALTA
Home

Audiência pública debate saúde financeira da prefeitura de Taboão

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

28/02/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na manhã desta quinta-feira, dia 27, uma audiência pública para a prestação de contas da prefeitura, relativas ao terceiro quadrimestre de 2013. O secretário de finanças, Adelço Buhrer, apresentou os números com o fechamento do ano.

Segundo o secretário a arrecadação do município vem caindo, principalmente o ICMS, que nos dois primeiros meses do ano ficou R$ 1 milhão abaixo do previsto. “A arrecadação vem caindo, cabe a nós adequarmos o orçamento. Trabalhamos com uma previsão, como sabíamos da queda do índice nós já nos adequamos, se continuar no patamar que está, já está dentro da nossa previsão”.

Comissão de Finanças e Orçamento recebeu o secretário Adelço Buhrer nesta quinta-feira | Divulgação

Outra informação apresentada durante a audiência pública é que a prefeitura está em dia com as contas de 2013. “O que foi gasto com compras, contratação de serviços, pagamento de pessoal está em dia, não temos dívidas do ano passado, então isso nos deixa mais seguros e tranquilos”.

Segundo o vereador Cido, presidente da Comissão, a audiência pública foi muito positiva. “Essa prestação de contas nos dá mais tranquilidade, pudemos conhecer mais a fundo a saúde financeira da cidade e o fato dos pagamentos estarem em dia dá uma credibilidade muito grande. O prefeito teve uma sensibilidade muito grande, estamos utilizando 31% do orçamento na saúde, a lei obriga 15%, estamos investindo mais do que o dobro”.

Cido também disse que o valor de repasse do Fundeb está dentro do que a lei obriga. “Tratamos de diversos assuntos, mas a questão da educação também é prioridade. Em 2013 o percentual foi garantido ao magistério, isso é importante. Essas audiências fazem com que nós vereadores tenhamos mais condições de acompanhar e fiscalizar os investimentos da prefeitura”.

O vereador Ronaldo Onishi questionou se os valores para a reforma do Parque das Hortênsias estão previstos no orçamento deste ano. “Para nós é importante que essa reforma seja positiva, queremos transformar o zoológico de Taboão da Serra em um dos mais modernos do Estado e tivemos a informação que existe verba garantida para a reforma”.

A vereadora Joice Silva, que também faz parte da comissão, elogiou a apresentação feita pelo secretário. “São dados concretos, essa informação que está caindo a arrecadação é preocupante porque temos uma previsão que terá que ser alterada, caso continue diminuindo os repasses”.

Notícias relacionadas