EM ALTA
Home

Audiência pública de saúde termina com confusão entre vereadores

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

27/02/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Nesta sexta-feira, dia 26, a Comissão Permanente de Saúde Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou audiência pública de prestação de contas da saúde do último quadrimestre de 2015.

Durante a apresentação, foram demonstradas, ao público presente, as receitas e despesas, o número de procedimentos, ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, entre outros procedimentos realizados no período pela secretaria. Segundo a prefeitura, Taboão da Serra investe 34% do orçamento municipal na saúde.

A secretária de Saúde, Raquel Zaicaner, falou sobre os investimentos e prestou contas na audiênciaa | Cynthia Gonçalves / Divulgação

De acordo com a secretária Raquel Zaicaner, a rede municipal de saúde conta atualmente com 273 médicos. Em breve estarão atuando outros 22 clínicos gerais, sete psiquiatras, cinco pediatras, um neurologista e três ginecologistas/obstetras, contratados após processo seletivo.

A população compareceu, e muito munícipes reclamaram da demora na marcação de consultas e do “mau atendimento” em alguns postos de saúde. Zaicaner declarou que a prefeitura sempre realiza cursos de capacitação com os funcionários, “fazemos cursos de capacitação com os profissionais para melhor qualidade desse atendimento ao público, estamos investindo nisso”.

Remédios. Uma das principais queixas dos munícipes foi a falta de medicação nas Unidades Básicas de saúde. De acordo com a secretária Raquel Zaicaner, a Prefeitura já providenciou a compra de toda a medicação “padrão” do município. “Os remédios que o município tem como padrão já estão todos comprados, estamos aguardando a entrega. A grande maioria já chegou. A gente tem uma lista do que é padrão, se o médico prescreveu outro para a população eu não vou ter porque não é padrão”, disse.

Hidroterapia. A secretária declarou que a piscina do SER – Serviço Especializado de Reabilitação, “finalmente” está funcionando. “Tivemos muitos problemas com a hidroterapia, finalmente desencantou e ela está funcionando”.

Para a presidente da Comissão, vereadora Joice Silva, a audiência foi positiva. “Faço um balanço muito positivo, vários usuários estiveram presentes, fizeram suas críticas, que foram todas respondidas […] com essa audiência a gente pode fazer um balanço geral de quais são os maiores problemas enfrentados hoje, o que a população espera e aonde vamos melhorar”, declarou.

Barraco. No início da audiência o vereador Eduardo Nóbrega, questionou a ausência dos vereadores de oposição, Luiz Lune que esteve presente apenas na abertura dos trabalhos e de Moreira.
Visivelmente irritado, o vereador Moreira chegou ao final dos trabalhos, disse que queria usar a palavra. “Meu nome foi citado e a senhora [vereadora Joice Silva] não vai calar minha voz”.

Por ordem da presidente da Comissão, vereadora Joice Silva, o microfone que Moreira usava foi desligado. “Isso é uma covardia”, gritou ele. “Tá com medo do que eu vou falar, porque vou falar para o povo, é isso? […] não sou covarde não, não tenho o rabo preso não”, gritou Moreira.

A vereadora Joice, declarou, “fui tentar pedir pra ele [Moreira] esperar o momento certo, porque aquela era a hora de responder a população que já estava aqui esperando há muito tempo e no momento certo eu até daria a palavra para ele sem o menor problema. Infelizmente ele não respeitou o regimento das comissões e eu fui obrigada a ter que suspender os trabalhos até que ele se acalmasse e nós pudéssemos voltar ao funcionamento normal da audiência pública”.

 

Notícias relacionadas