EM ALTA
Home

Atleta taboanense é bronze de Cross Country na Colômbia

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

10/03/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Jonathan Santos Rocha, 16 anos, morador do Jd. Salete em Taboão da Serra representou o Brasil na Copa Pan-Americana de Cross Country, em Barranquilla, na Colômbia, realizado no dia 22 de fevereiro. O atleta ficou em terceiro lugar na categoria Menor. Mais de 20 países participaram da primeira edição do Pan, entre os principais estavam o Canadá, Estados Unidos, Venezuela e Chile, além do Brasil e da Colômbia.

“A conquista da medalha de bronze no Pan foi algo que eu não esperava pelo alto nível da prova e fiquei sem acreditar no feito por um bom tempo, até que a ficha caiu que eu estava entre os três melhores da América. Quando mandei a notícia para meus amigos e familiares no Brasil, foi uma grande festa, primeira viagem representando o Brasil e voltar com uma medalha foi orgulho demais no meu peito”, disse.

Jonathan Rocha iniciou sua carreira treinando, sozinho, nas ruas de Taboão da Serra | Divulgação

Atualmente Rocha treina no Centro de Treinamento Bm&f Bovespa em São Caetano do Sul-SP. Ele já traz na bagagem os títulos de Bicampeão Paulista 2013 e 2014 e Vice-Campeão Brasileiro também em 2013 e 2014.

Jonathan Santos Rocha se apaixonou pelo atletismo há quatro anos, após assistir Marilson Gomes dos Santos vencer uma corrida de São Silvestre. “Não pensei duas vezes e disse para mim mesmo: Vou ser igual a esse cara. No dia seguinte resolvi sair correndo pelas ruas e rodovias de Taboão da Serra em busca desse sonho”, conta.

Após cinco meses treinando sozinho, a fundadora do Projeto Vida Corrida no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo,  Neide Santos, viu Rocha treinado e o convidou para fazer parte do projeto. “Foi assim que começou a surgir meus primeiros contatos com a corrida, disputei diversas corridas de rua, mas a Neide sempre dizia que eu era diferenciado e que, ela precisava me levar para um lugar onde eu pudesse lapidar meu talento e um dia chegar a uma Olimpíada”, lembra o atleta.

Em 2012, Jonathan Santos Rocha, começou a treinar no Centro Olímpico do Ibirapuera em São Paulo, e passou a ter contato com o esporte profissionalmente. Em pouco tempo tornou-se Campeão Paulista e logo em seguida Vice-Campeão Brasileiro em Porto Alegre/RS. “No seguinte fui o primeiro colocado no ranking nacional da minha categoria [Menor]”.

Em novembro de 2014, surgiu a oportunidade de fazer parte da equipe do treinador Adauto Domingues “Bicampeão Pan-Americano e o melhor treinador de Corridas de Fundo no Brasil” em São Caetano.
“Ele é nada menos que o treinador de Marilson Gomes dos Santos, para mim foi um sonho realizado. Seria treinado e orientado por Adauto Domingues e também ia treinar ao lado do Marilson, meu ídolo. Foi algo que eu não esperava acontecer em tão pouco tempo”, relata o atleta.

Em apenas dois meses de treinamento sob a supervisão de Domingues, Rocha, se classificou para representar o Brasil na Copa Pan-Americana de Cross Country, em Barranquilla na Colômbia. “Foi algo muito comemorado por mim e por todos meus familiares”.

A delegação da Seleção Brasileira levou para o campeonato 22 atletas, 11 homens e 11 mulheres, que representaram o país em três categorias: Adulto, Juvenil e Menor. “O Brasil voltou com três medalhas da competição ficando em 2º na pontuação por medalhas, somente atrás dos Estados Unidos”, falou Rocha.

Futuro e Olimpíadas

“Eu penso que nas Olimpíadas de 2020, 2024 e 2028 e tenha total capacidade para chegar lá e acredito que estou no caminho certo. Pretendo fazer provas de 5.000m, 10.000m, Meia-Maratona e Maratona, embora minha especialidade futura vá ser a maratona”, diz.

Cross Country ou “corrida a corta-mato”

O Cross Country é uma corrida ao ar livre em terreno acidentado com vários obstáculos naturais tais como subidas com diferentes inclinações, descidas, troncos de árvores, pequenos riachos, grama e terra batida.

Notícias relacionadas