EM ALTA
Home

Artistas celebram aprovação do projeto que cria Conselho e Fundo de Cultura

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

12/06/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————

Manifestantes alegres, bem humorados, fantasiados e com bumbos e tambores, invadiram o auditório da Câmara Municipal de Taboão da Serra na noite desta terça-feira, dia 11. O grupo de artistas, formado por vários coletivos de diferentes manifestações artísticas da cidade, foi acompanhar a votação do projeto de lei de autoria do executivo que cria o Conselho e o Fundo de Cultura, que irá adequar a cidade às normas do Governo Federal e do Sistema Nacional de Cultura. O projeto 52/2013foi aprovado por unanimidade. 

“Nem só de poesia vive o poeta ao fim do mês”, foi assim que a atriz Martinha Soares iniciou a leitura do manifesto pro sistema municipal de cultura Taboão da Serra, o fórum permanente de cultura. “A cultura é, no Brasil de hoje, um direito do cidadão. O Sistema Municipal de Cultura é um projeto de todos nós, para todos nós”, dizia o manifesto.

Foto: Divulgação

Artistas durante manifestação na Câmara Municipal na noite de terça-feira

Com a criação do Sistema Municipal de Cultura e o Fundo de Cultura, Taboão da Serra poderá participar de projetos do Governo Federal, do Sistema Nacional de Cultura e também receber verba municipal e doações da iniciativa privada. “Isso é histórico. Esses artistas comem, bebem e se vestem [cultura]. A vida deles é a cultura”, declarou o secretário de Cultura Ali Sati, logo após a aprovação do projeto, que concluiu. “Eu fico emocionado porque em seis meses a gente conseguiu fazer o impensável, que foi aprovar o projeto”.

A cidade nunca recebeu verba do governo federal para investir em cultura porque não podia se cadastrar no sistema. Para o secretário Ali Sati, o atraso na criação do Fundo, foi “um descaso”. A cultura sobreviveu todos esses anos graças ao amor e dedicação dos guerreiros e incansáveis artistas taboanenses.

“O Fundo Municipal de Cultura visa fomentar o artista, o que é mais importante. Com a aprovação desse projeto, a cultura nunca mais vai ser a mesma. E não vai ficar só no papel, vai ser levado a sério. A partir de agora os políticos vão começar a respeitar a cultura”, disse Sati.

Hoje não há uma verba definida para a pasta, a partir da criação do Conselho e do Fundo, será pleiteada junto a prefeitura uma verba de 1% do orçamento do município.  O secretário acredita que não terá problemas, uma vez que esse foi o índice anunciado pelo prefeito Fernando Fernandes.

O próximo passo será realizar a Conferência Municipal de Cultura, envolvendo todos os setoriais, para em seguida inserir a cidade no Sistema Nacional. “Serão 11 representantes da cultura e 11 do executivo, essas 22 pessoas irão elaborar o regimento interno do Fundo Municipal de Cultura, que é nossa maior necessidade no momento. A partir de hoje, a Cultura de Taboão da Serra escreve uma nova página da sua história”, declarou o ator Zé Maria (Lucena).

A Conferência de Cultura precisa acontecer até o dia 14 de julho.

Notícias relacionadas