EM ALTA
Home

Artista taboanense ganha destaque com quadros sobre a cidade

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

28/04/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Nascida em Minas Gerais, a artista plástica Marilane Nicolau, fez suas primeiras pinturas aos seis anos. Profissionalmente começou a carreira artística na década de 80, quando fez sua primeira exposição na cidade mineira. 

Há 25 anos, a mineira Marilane, mudou-se para São Paulo e escolheu Taboão da Serra como sua segunda cidade, mas seu primeiro atelier foi instalado em Embu, tradicionalmente conhecida como a cidade das artes. Pintora por vocação, só frequentou a escola para adquirir conhecimento teórico. “Pintar é um dom natural em mim”, fala.

Foto: Rose Santana

A artista Marilane que retrata Taboão da Serra em seus quadros

Marilane não trabalha com um único estilo, ela passa pelo Barroco, Abstrato, Acadêmica e até pintura Decorativa. Apaixonada pela Amazônia, atualmente, a artista esta preparando uma nova exposição sobre o estado. “Meu novo trabalho é sobre a origem, os costumes, a fauna e a flora, o sol, os indígenas da Amazônia”, diz.

Paralelamente, a artista também prepara uma exposição sobre a cidade de Taboão da Serra. “Nas minhas pinturas eu descrevo o progresso, a esperança, a chegada do Shopping, o desenvolvimento chama-se ‘Taboão em grande estilo’, aqui eu faço uma mistura entre o abstrato e o acadêmico”, relata Marilane.

São mais de 500 quadros espalhados por todo o Brasil e no exterior. Marilane Nicolau pretende expor seu trabalho em Taboão da Serra. “Já protocolei o pedido, agora é só aguardar”, comenta.

Além de pintar, a artista também ensina sua arte para adolescentes, jovens e adultos. As aulas práticas e teóricas acontecem em três períodos. Basta agendar um horário e entrar no mundo da arte.

No início da década de 60, Oiticia definiu seu papel nas artes plásticas brasileiras, e começou a realizar trabalhos que ultrapassavam a mera contemplação das obras. Seus penetráveis misturavam a visão ao olfato, tato, audição e paladar. Em meados dos anos 60 o artista aproximou-se da cultura popular e do carnaval.

Entre seus trabalhos mais conhecidos dessa época são designadas “parangolés”, que consistiam em tendas, estandartes e bandeiras para serem usadas sobre o corpo.

Serviço
O que: Atelier Marilane Nicolau
Onde: Rua Almir Ribeiro, 162 – Pirajuçara – Taboão da Serra
Tel.: 11 4139-9965 / 8903-6230 / 6048-2644
Horário: De domingo a domingo, das 9 às 19 horas
Horário das aulas: De terça a quinta-feira, em três períodos, confira.

Notícias relacionadas