Aposentados e pensionistas da TaboãoPrev fundam associação
Na manhã deste sábado, dia 20, cerca de 200 ex-funcionários da prefeitura de Taboão da Serra aprovaram a criação da Associação de Aposentados e Pensionistas da TaboãoPrev (AAPOPEN). A reunião que aconteceu na Câmara Municipal aprovou o estatuto da nova entidade, escolheu 16 conselheiros, além do presidente da associação e os diretores administrativo e financeiro.
Said fala sobre a criação da associação. Ouça
Professor Fenólio explica as razões da criação da entidade
Veja mais fotos da assembleia que criou a AAPOPEN
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
A criação da associação beneficia diretamente cerca de 800 funcionários da prefeitura que estão aposentados e os pensionistas, mas também é uma luz para os mais de cinco mil funcionários que estão na ativa e irão entrar par ao rol de aposentados nos próximos anos. Há mais de 10 anos a categoria não recebe aumento nas aposentadorias.
Foto: Eduardo Toledo
Fenólio pediu que os associados chamassem mais aposentados para a associação
Para o professor Fenólio, Taboão da Serra é uma cidade com mais de 50 anos e muitos funcionários que ajudaram a construir a história do município. “Já estava na hora, estava madura a idéia de criar uma associação que pudesse criar uma associação para representar uma entidade que os represente”.
Ainda de acordo com Fenólio, a principal meta da AAPOPEN é a luta por um reajuste nas aposentadorias, mas a entidade também quer reunir os aposentados. “Já faz mais de 10 anos que os aposentados, que contribuíram tanto com a cidade, não recebem um aumento. Mas não é só isso, queremos ser um pólo de concentração e união dessas pessoas nas áreas de saúde, lazer, do convívio social. Essas são as grandes metas da associação”, afirmou.
O ex-vereador Said Jorge de Moraes, funcionário aposentado pela prefeitura, lembrou que os aposentados ficam marginalizados do processo de reivindicação salarial. “Quem está na ativa faz as suas reivindicações, reclassificações, mas esquecem do aposentado. Ele é o eterno esquecido”, disse.
O estatuto foi fechado em conjunto com diversos aposentados a partir da iniciativa o ex-funcionário João Victorelli, que acabou sendo eleito presidente da associação. Completam a diretoria José Roberto Prado, diretor financeiro e Maria do Carmo Izaque, diretora administrativa da entidade.
A entidade já começa com um grande apoio da categoria, uma vez que a assembléia que criou a AAPOPEN contou com a presença de cerca de um quarto dos funcionários. Nos próximos dias, o estatuto será registrado no cartório oficializando a criação da associação. Outra decisão tomada pelos conselheiros será informar o prefeito Evilásio Farias, os vereadores da Câmara Municipal e a presidência da TaboãoPrev da criação da entidade.