EM ALTA
Home

Após atraso, Terminal de Ônibus do Campo Limpo é inaugurado

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

04/11/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Prof. Christian Sznick
Na manhã do último sábado, dia 31, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, inaugurou o Terminal de Ônibus do Campo Limpo. O local irá facilitar a integração das linhas da capital e de Taboão da Serra, Embu e Itapecerica com a futura linha 4 (amarela) do Metrô.

Em área de 21.000m², o terminal foi erguido em 8.200m² de área construída com duas plataformas, sanitários, bilheterias e bicicletário. Em breve serão inaugurados quiosques de alimentação e de atendimento ao público. O terminal foi dotado com áreas de pré embarques onde o usuário entra pela porta de trás após passar por um validador para o bilhete único, o que agiliza a operação nos horários de grande fluxo.

Segundo o prefeito Gilberto Kassab, “o terminal traz mais conforto para os usuários e integra melhor as linhas. Com isso, vamos diminuir o tempo de viagem. O nosso objetivo é continuar avançando com investimentos que melhorem a qualidade do transporte público”.

Foto: Christian Sznick

Terminal Campo Limpo irá facilitar a integração com a linha 4 do Metrô

Quando operar em sua capacidade plena serão atendidas cerca de 62 mil pessoas por dia somente no Terminal. Indiretamente serão envolvidas 270 mil pessoas que se utilizam das linhas em alguma parte do trajeto. Funcionando na Estrada do Campo Limpo com a Rua Campina Grande, o terminal será operado pela São Paulo Transporte e pelos Corsórcios das áreas 7 e 8, tem como vizinhos a Uniban e a Catedral Sagrada Família.

As linhas da região, 29 ao total, estarão até o início de dezembro sendo integradas ao Terminal em etapas progressivas. Neste primeiro momento linhas do Jardim Rosana, Jardim das Rosas, Jardim Helga, Jardim Macedônia, Jardim Guarujá e Jardim Valo Velho que tinham como destino Pinheiros desde o sábado tem o seu final no Terminal Campo Limpo, além das Linhas com destino à Aclimação e Praça Ramos . Criou-se uma nova linha para Pinheiros e outra para o Hospital das Clínicas a partir do Terminal.

As demais fases de implantação gradual das linhas se dará no seguinte cronograma:

Fase II – Linhas com destino à região central (Estação da Luz e Bandeira via Rua da Consolação – previsão para 14/11/2009)

Fase III – Linhas com destino à região de Santo Amaro e Metrô Conceição (previsão de implantação para 14/11/2009)

Fase IV – Linhas com destino à região central (via Av. Nove de Julho – (previsão de implantação para 28/11/2009)

Fase V – Linhas com destino ao sistema metroviário (via Av. Paulista – (previsão de implantação para 12/12/2009)

Segundo informações dos técnicos da São Paulo Transporte esta medida visa a adequação tanto das linhas quanto da população as modificações. É previsto que as linhas que saiam do Terminal em direção ao Centro sejam feitas com o uso de ônibus articulados e de maior capacidade.

Foto: Christian Sznick

O novo terminal terá capacidade para 62 mil passageiros por dia

O Terminal Campo Limpo envolverá os usuários dos bairros: Jardim Rosana, Jardim das Rosas, Jardim Helga, Jardim Macedônia, Valo Velho, Campo Limpo, Jardim Guarujá, Jardim Maria Sampaio, Inocoop, Jd. Rebouças, Parque do Lago, Parque Ipê, Jardim Mitsutani, Parque do Engenho e Jardim das Virtudes.

O custo da obra foi de R$ 43 milhões sendo que os R$ 12 milhões destinados as compensações ambientais estão previstas para serem aplicadas em 2010. A mata junto a Rua Campina Grande foi mantida e destaca-se em uma composição harmoniosa com o Terminal.

Modificações na Estrada do Campo Limpo 

Na Estrada do Campo Limpo, segundo Alexandre Morais, Secretário Municipal de Transportes, modificações foram implementadas, como a proibição de estacionamento nos dois sentidos nos horários de maior movimento, além de mudanças nos tempos dos semáforos e ampliação do tempo da faixa exclusiva para os ônibus.

 

Notícias relacionadas