Após abaixo assinado, faixa de pedestre continua apagada
Moradores e pedestres, além de alunos de uma academia, no Jardim Maria Rosa, no centro de Taboão da Serra, estão há cerca de quatro meses pedindo a repintura de uma faixa de pedestres na avenida Dr. José Maciel, na altura do número 267. No último mês, a academia recolheu cerca de 400 assinaturas e entregou para a Secretaria de Mobilidade Urbana e Transportes, mas não obteve retorno. A avenida fica no centro da cidade e tem um grande fluxo de veículos.
Os pedestres reclamam que os motoristas não veem a faixa que está apagada e é muito difícil atravessar a via. “Temos dezenas de alunos aqui, muitos idosos e crianças. Vejo todos os dias aqui em frente muitos motoristas imprudentes que não param para ninguém atravessar. Está um perigo”, relata a recepcionista Ceiça Souza.
Nos acidentes de trânsito, a maioria das vezes as vítimas são os pedestres e as faixas em conjunto com ações de educação no trânsito podem prevenir acidentes. “Outro dia já estava no meio da rua e um carro parou para eu e minha amiga atravessarmos, mas uma outra motorista veio ultrapassar pela contramão e por pouco não nos acertou em cheio. Com a faixa pelo menos há mais respeito ao pedestre”, diz a aluna da academia Solange Brito.
A reportagem entrou em contato com o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Transportes, Rinaldo Tacola que informou que a pintura da faixa está dentro do cronograma da secretaria. “Ainda não foi pintada por causa das chuvas, já que a tinta precisa de até três dias para secar. Até dezembro vamos pintar não só essa, mas todas as faixas de pedestre da avenida Dr. José Maciel”.