EM ALTA
Home

Aplicativo Uber não deve ser regulamentado na região

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

23/06/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O serviço de transporte alternativo Uber continua sendo tema de discussão nos municípios do Estado. Depois de muitas manifestações na Capital, a prefeitura regulamentou por decreto o serviço na cidade, porém na maioria dos municípios da Grande São Paulo, as administrações parecem não quererem se envolver nessa polêmica. Na região sudoeste da Grande SP, o serviço ainda é debatido pelas prefeituras.

Na cidade de Taboão da Serra, o Secretário de Transporte, Rinaldo Tacola, destacou que não existe a possibilidade da regulamentação que autoriza serviços de transporte individual por aplicativos. “No município já temos um número grande de taxistas e não existe a possibilidade de regulamentarmos o Uber. Acreditamos que o número de taxistas cadastrados em Taboão é suficiente para atender a demanda”, disse.

Na região sudoeste da Grande SP, o serviço ainda é debatido pelas prefeituras | Thiago Neme / Gazeta de S. Paulo

Ainda segundo o secretário, os motoristas da empresa Uber que circularem pelo município poderão ser multados e até ter o veículo apreendido, já que sem o decreto o serviço se torna ilegal. “Agentes de trânsito e os guardas civis municipais (GCM), têm realizado blitze pelo município, e se um motorista da Uber foi flagrado ele tem que pagar uma multa administrativa no valor de R$ 85. A princípio estamos aplicando essa multa e conversando com os motoristas, mas em breve vamos passar a recolher os veículos”, finalizou.

A postura da Prefeitura de Taboão da Serra, tem agradado os taxistas que destacam ter perdido passageiros com a chegada da Uber na região. “Acho muito importante não regulamentarem o serviço aqui em Taboão da Serra, já que temos um número alto de taxistas. Hoje, por exemplo, comecei a trabalhar por volta das 8 horas e até agora (14h), realizei apenas uma corrida”, disse o taxista, Jair Storel, de 52 anos, no Centro de Taboão da Serra.

Na contra mão da prefeitura e dos taxistas, a estudante de marketing, Lilian Lima, de 22 anos, destaca que o serviço do Uber é de qualidade e deve ser regulamentado. “O serviço além de ser mais rápido e confortável, tem mais qualidade do que os táxis. Eu sou uma usuária assídua do serviço”, disse a estudante.

No município de Itapecerica da Serra, a prefeitura informou que a administração não pretende regulamentar o serviço na cidade, mas que os motoristas que trafegam pelo município não serão multados.

Já a Prefeitura de Embu das Artes, foi procurada mas não se manifestou até o fechamento desta edição.

Notícias relacionadas