EM ALTA
Home

Apesar de campanha, pedestres se arriscam e desrespeitam regras

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

12/10/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Nely Rossany, da Gazeta SP

Em apenas vinte minutos, muitas imprudências e atitudes irresponsáveis foram registradas pela reportagem da Gazeta SP em alguns dos cruzamentos mais movimentados da cidade de Taboão da Serra, como o da praça Nicola Vivilechio com a avenida Dr. José Maciel. Mas ao contrário do que muitas pensam, as irregularidades na maioria das vezes são dos pedestres e não dos motoristas. Os flagrantes vão desde mães com crianças atravessando com o semáforo para os pedestres fechado até pessoas que ignoram a sinalização e se arriscam entre os carros.

O vendedor ambulante que fica nesse cruzamento diz que já presenciou alguns atropelamentos. “É tanta displicência e muitas vezes as pessoas se arriscam por causa de segundos e correm o risco de perder a vida ou se ferir gravemente, porque atropelamento não é brincadeira”, diz Enio José.

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP 

Prefeitura de Taboão da Serra começou campanha para pedestres 

A cena se repete inúmeras vezes, com o semáforo aberto para os carros, pedestres aproveitam e correm para alcançar o outro lado da rua. Em um dos flagrantes, uma senhora atravessa correndo com duas crianças. “Eu vi que não tinha carro e atravessei, estou atrasada”, alegou Sandra Cristina, a mãe das crianças.

Mas não são só exemplos ruins que se vê nas ruas. A Gazeta SP também registrou pedestres que respeitam à sinalização, como a balconista Mônica Honório de Souza que segundos antes do semáforo para o pedestre fechar, aguardou na calçada. “Faltava 4 segundos, para que sair correndo? Prefiro esperar e atravessar com segurança”, declarou. 

Campanha de conscientização

Para o Secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Zoroastro Junior, a única maneira das pessoas não se arriscarem é a conscientização. “Aproveitamos a Semana do Trânsito e fizemos a campanha para travessia segura. Colocamos faixas nos principais cruzamentos, onde há maior fluxo de pedestres, para as pessoas perceberem a importância de respeitar as regras de travessia”, explica.

São cerca de 20 faixas espalhadas pela região central, trechos da BR-116, Estrada de São Francisco e Kizaemon Takeuti que visam atingir não só os pedestres como também os motoristas “Acreditamos que a exposição da faixa faz com que os motoristas também dirijam com mais prudência, respeitando os limites de velocidade e incentivando o cumprimento das regras de convivência no trânsito”, diz Junior.

Serviço

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, quem quiser dar sugestões ou denunciar infrações, pode ligar para o número 118. A ligação é gratuita.

Veja mais notícias na Gazeta SP, nas bancas da região

 

 

Notícias relacionadas