Analice defende compensação para São Lourenço e Juquitiba
As comissões de Atividades Econômicas, Infraestrutura e Finanças e Orçamento se reuniram para ouvir os esclarecimentos do secretário estadual de Planejamento, Júlio Semeghini, sobre o andamento e resultados de parcerias público-privadas de empreendimentos feitos pelo governo estadual, dia 25 de novembro.
Entre as PPPs com contratos formalizados está o uso da água do rio São Lourenço, para abastecer a região de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira e Vargem Grande Paulista. O projeto prevê um investimento de R$ 2, 2 bilhões, com um prazo de concessão de 25 anos, e pagamento de R$ 292 milhões no ano.
A deputada Analice Fernandes pontuou durante a reunião que os municípios de São Lourenço e Juquitiba deveriam ser recompensados pelo uso da água, já que são municípios que estão na área de proteção de mananciais. “Seria importante estudar maneiras de compensar estes municípios que tem sérios entraves para se desenvolver, porque estão em áreas que devem ser preservadas”, afirmou a deputada que solicitou uma reunião com o governo para tratar o assunto.
O secretário Júlio Semeghini se comprometeu a agendar a reunião entre a deputada e os prefeitos de Juquitiba e São Lourenço para tratar o assunto.
Semeghini assinalou, como um dos projetos mais importantes dentre os contratados, o sistema produtor de São Lourenço. A fase atual seria de ajuste de outorga da transposição de águas do rio São Lourenço pela Agência Nacional de Águas – ANA.