EM ALTA
Home

Alunos mantém ocupação de escola estadual em Taboão da Serra

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

25/11/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Um grupo de 60 alunos ocupou na noite de segunda-feira a escola estadual Domingos Mignoni, na rua Jovina de Carvalho Dau, no centro de Taboão da Serra. Os estudantes continuam ocupando as dependências da escola nesta quarta-feira, dia 25. Eles prometem permanecer no local até o Governo do Estado voltar atrás na reorganização escolar.

Os alunos são contra as mudanças propostas pela secretaria estadual do ensino em São Paulo, que irá fechar 93 escolas em todo o Estado no próximo ano. No Domingos Mignoni, a escola atende da 5º série ao 3º ano do ensino médio e passará a atender em 2016 apenas alunos do ensino fundamental.

Alunos permanecem ocupando a escola Domingos Mignoni, no Centro de Taboão da Serra | Tiago Neme / Gazeta de São Paulo

“Estudo aqui desde a minha 5º série, o ensino é ótimo e os professores são excelentes. O governo de São Paulo, sem ao menos debater ou consultar os alunos, decidiu fechar as escolas”, informou a aluna de 17 anos, Fabiola Santos.

Os alunos que são contra a reorganização e o fechamento das escolas, estão se organizando em turnos. “Montamos grupos de estudantes, um ficará pela manhã e outros a tarde e à noite. Outras escolas de Taboão precisam aderir a greve também. Temos que lutar pelo nosso patrimônio”, disse Daniele Soares de 18 anos.

Segundo o governo de São Paulo, 108 escolas estão ocupadas. Já o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo afirma que são 132 escolas estão ocupadas.

Fechamento

No dia 28 de outubro foi divulgada a lista de escolas da rede estadual de 35 municípios que serão “disponibilizadas”. Além das 93 escolas que serão fechadas, outras 1.464 unidades serão reorganizadas.
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) negou o pedido de recurso da Secretaria estadual da Fazenda Pública que pedia a reintegração de posse das escolas.

Saresp

A Secretaria da Educação do Estado decidiu cancelar a aplicação das provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo) nas escolas ocupadas.

 

Notícias relacionadas