EM ALTA
Home

Alunos do Projovem Trabalhador de Taboão lançam livro “O Amor e os Poetas”

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

12/10/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Por Marcelo Valladão
 
Os alunos do Projovem Trabalhador de Taboão da Serra surpreenderam mais uma vez pela capacidade de gerar boas notícias. Depois do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, em visita ao município, ter anunciado a ampliação de vagas para o próximo ano, os alunos agora se lançaram no campo da literatura e produziram o livro “O Amor e os Poetas”, que irá eternizar essa fase da vida em que estão se preparando para o mercado de trabalho. 
 
O prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias, pediu que todos os alunos participantes do programa autografassem o seu exemplar do livro. “Quero dizer a vocês que essa etapa não é o fim, mas um “até logo”, que vocês continuem se esforçando para serem os cidadãos que merecem ser”, afirmou.

Foto: Marcelo Valladão

Arquiteta sueca falou sobre sua cultura para os alunos do Projovem Trabalhador

 
Os alunos transferiram para as páginas do livro suas angústias, expectativas, esperanças e demais sentimentos que, no decorrer do programa se fizeram aflorar. “Tudo começou quando combinamos que, ao final da aula de Hotelaria e Turismo, iríamos ler um poema para encerrar o dia, iniciamos com Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana entre outros, até que um dia um aluno sugeriu que pudessem ser lidos poemas próprios, escritos pelos próprios alunos”, explica a professora Mazé Carvalho.
 
Foram impressos 1500 exemplares que serão remetidos às autoridades responsáveis pelo Projovem. “Vamos enviar uma cópia para o presidente Lula, para o ministro do Trabalho Carlos Lupi e ao prefeito Evilásio Farias, além dos diretores da Associação Horizontes”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Taboão da Serra, Jacira Moreti.
 
A professora Mazé conta que a prática da leitura dos poemas estimulou outros alunos, de outras classes do programa que também passaram a escrever, e logo surgiu a idéia de reunir tudo num livro. “Logo que tivemos a idéia comentamos com a secretária Jacira, que abraçou o projeto e nos incentivou desde o primeiro momento”, disse Mazé.
 
Para a professora, o lançamento do livro fará com que os alunos possam se valorizar cada vez mais como cidadãos. “Essa iniciativa irá desenvolvê-los como seres humanos. O mais importante é passar conceitos de que eles são capazes, quero que todos possam pensar “eu posso”, quando eles estiverem concorrendo às vagas no mercado de trabalho, e em todos os desafios de suas vidas”, conclui a professora Mazé Carvalho.
 
Durante o lançamento do livro, os alunos receberam a visita da arquiteta Anna Bäcklund, da Suécia, que está visitando Taboão da Serra e irá desenvolver um trabalho de integração entre o Brasil e o seu país, principalmente a troca de experiências entre Taboão e a cidade de Sundbyberg que recebeu no mês de junho, o prefeito Dr. Evilásio e uma delegação de autoridades para demonstrar alguns programas de nossa cidade àquele país.
 
Anna conheceu os alunos do Projovem e respondeu algumas curiosidades sobre sua cultura e o trabalho que irá desenvolver aqui, na ocasião ela também foi presenteada com um exemplar do livro.

Notícias relacionadas