Alunos de Taboão da Serra começam a receber material escolar
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Por Nely Rossany, da Gazeta SP
Um mês depois do início das aulas da rede municipal em Taboão da Serra, os alunos começaram a receber os kits de material escolar. O prefeito Evilásio Farias, acompanhado de uma comitiva de vereadores está distribuindo pessoalmente nas escolas o kit. O mesmo ritual será repetido na distribuição do uniforme escolar que ainda não tem data definida.
A rede conta 31 mil alunos da educação infantil, ensino fundamental, educação especial, e educação de jovens e adultos que também receberão os kits. Cada série recebe o material de acordo com as especificações de cada nível. Os alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, por exemplo, estão recebem pasta plástica, lápis de cor, canetinha hidrográfica, caderno universitário, caderno brochura, caderno de cartografia, régua, estojo, agenda, canetas, cola, apontador, borracha, lápis e tesoura.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
31 mil alunos devem receber nas próximas semanas o kit de material escolar
Os pais elogiam o material entregue mesmo com as aulas já iniciadas. “Só depois do carnaval que começa o ano mesmo. A gente que cuida direitinho dura mais e meus filhos ainda tem caderno, lápis e caneta do ano passado”, disse Raquel Ribeiro, mãe de Erica e Angélica, que estão no 2º e 5 º ano respectivamente, na Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Jardim São Judas.
O prefeito é sempre primeiro a discursar e diz que a distribuição do material é a forma de devolver o imposto que os munícipes pagam. “Há oito anos, as escolas entregavam uma lista enorme de material escolar para os pais comprarem, e hoje não há mais alunos excluídos por não ter lápis e nem caderno”. Os vereadores e pré-candidatos Aprígio, Wagner Eckstein, além de Macário também dão seus recados aos pais e exaltam que a distribuição do kit é Lei aprovada pela Câmara.
Falta d água
Os pais prestam atenção no discurso, mas reclamam de falta de estrutura nas escolas. Na Escola Darcy Ribeiro, a mãe do aluno Nicolas de 8 anos, Andrea Xavier reclama que pelo menos duas vezes na semana, o filho volta para casa por falta d’água na escola. “Nesse calor, você imagina as crianças ficarem sem água, então a diretora suspende as aulas, mas essa situação ainda não foi resolvida”, denuncia.
Em resposta à mãe, Evilásio disse que o problema é na bomba de água da escola e que já está sendo resolvido. “Quando falta energia, a bomba d’água quebra. Mas sempre mandamos um caminhão pipa para resolver a emergência”, disse. Outro assunto abordado foi a reforma da escola que está com janelas danificadas e precisando de manutenção.
O secretário de Manutenção, Carlos Eduardo de Toledo, que estava na escola, alegou que a reforma começou essa semana, mas as mães dizem que só três funcionários trabalham na obra. Quanto a entrega do uniforme escolar, a Prefeitura deve definir em breve o calendário e diz que os estudantes ainda tem as peças do ano anterior.
Veja mais notícias na Gazeta SP, nas bancas da região