EM ALTA
Home

Alunos da rede municipal de são premiados na 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

18/03/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

“Quando ouvi a coordenadora falar meu nome inteiro, fiquei muito assustado e pensei: o que será que eu fiz agora? Mas depois fiquei feliz, ela só queria me avisar que eu havia ganhado um prêmio”, falou o estudante Jonatas Victor Formes Silva, de 15 anos, que ganhou, pela Emefem Rui Barbosa, medalha de bronze na quinta Olimpíada Brasileira de Matemática.

Como prêmio, o jovem, que sonha em ser cientista, receberá uma bolsa de Iniciação Cientifica Junior do CNPQ, com vigência de um ano. Enquanto estiver estudando, ele terá uma ajuda de custo de R$100,00 mensais. “Devo tudo isso aos meus professores e meus pais que sempre me incentivaram”, disse Jonatas, que além da Emefem Rui Barbosa, estudou na Emef Heitor Villa Lobos.

Foto: Divulgação

Da esquerda para a direita os alunos: Larissa, Jonatas, Lucas e Rafael

Além de Jonatas, outros quatro alunos da escola Rui Barbosa foram premiados com menção honrosa. Entre eles: Rafael de Oliveira Rodrigues (7ª C), Vinicius Santos Mendes( 6ª D), Larissa Muniz Medeiros de Almeida e Lucas Candido da Rosa (que estavam na 8ª série em 2009).

 A Olimpíada é promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Desde 2005, a escola aparece na lista de premiados dessa Olimpíada. A receita para tanto sucesso é explicado pela coordenadora da escola, Maria Elisa Marcondes. “Com a quebra dos tabus atribuídos à matemática e a contextualização dos temas trabalhados nas aulas, o aluno assimila com eficiência o que lhe é apresentado,   transformando a matemática numa ferramenta para o dia-a-dia, sem medos” , aponta ela.

Foto: Divulgação

Desde 2005 a escola vem sendo premiada nas Olimpíadas: educação nota 10
Da esquerda para a direita os alunos: Larissa, Jonatas, Lucas e Rafael

“Outra explicação para os constantes resultados positivos em matemática da Emefem Rui Barbosa , é a qualidade dos profissionais da rede municipal de ensino”, salienta a diretora Mônica Martinez. Ela também defende a participação dos estudantes em Olimpíada e Concursos “a participação nesses eventos educativos, auxilia os alunos na aprendizagem, motivando a pesquisa, a busca por novos conhecimentos, viabilizando a troca de experiências e tornando a escola um espaço dinâmico de interação com o mundo”, diz.

Taboão da Serra constantemente vem ganhando prêmios de caráter nacional. De acordo com o último estudo realizado pelo Movimento Todos Pela Educação, o percentual de estudantes em Taboão da Serra que adquiriram os conhecimentos necessários em português e matemática vem crescendo. “Os bons resultados alcançados na educação são frutos dos esforços dos nossos educadores e das iniciativas pioneiras desenvolvidas pela Prefeitura “, lembrou o secretário Said Jorge de Moraes.

Notícias relacionadas