EM ALTA
Home

Alunos com deficiência intelectual é tema de oficina em Taboão

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

09/04/2017 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Como ensinar a alunos tão diferentes dentro de uma mesma sala de aula? Como garantir que todos aprendam e se alfabetizem em tempo oportuno? Este é o grande desafio vivido pelos educadores nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Com o objetivo de provocar nos professores uma reflexão sobre o tema e apresentar novos métodos pertinentes à alfabetização e à deficiência intelectual, a Secretaria de Educação de Taboão da Serra, em parceria com a Planneta, promove a oficina Práticas Pedagógicas Inclusivas para Alunos com Deficiência Intelectual.

A oficina faz parte do Programa de Formação Continuada dos Educadores da rede municipal de Taboão da Serra. O objetivo é abordar a inclusão, mostrando aos educadores como agir diante de crianças que apresentam dificuldades durante o processo de alfabetização. Além disso, o curso convida os professores a uma reflexão sobre o sistema de escrita alfabética, considerando a sua base fonológica como processo de alfabetização em contexto de letramento, principalmente nos casos de inclusão.

Deficiência intelectual na infância será tema de curso destinado a professores em Taboão da Serra | Divulgação

Durante as aulas, os educadores poderão conhecer aspectos da deficiência intelectual, focando em suas principais características. Poderão também conhecer, jogar e brincar com materiais próprios para alfabetização, discutindo sobre as bases teórico-metodológicas das atividades propostas.

O curso será ministrado pela professora Patrícia Vaz Camargo de Carvalho, mestre na área de alfabetização e distúrbios de aprendizagem, no Auditório da SEDUC (Rua Elizabetta Lips, 166 – Jardim Bom Tempo).

Serão formadas duas turmas, cada uma com dois dias de aula: a primeira nos dias 18 e 25 de abril e a segunda nos dias 19 e 26 de abril, sempre das 19h30 às 22h30.

Notícias relacionadas