EM ALTA
Home

Aldeia M’Boy, que deu origem a Embu, completa 459 anos

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

18/07/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 • Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook

————————————————

Nesta quinta-feira, dia 18 de julho, Embu das Artes comemora mais um aniversário da Aldeia M’Boy, o lugarejo que deu origem à cidade, com 54 anos e emancipação político-administrativa. O Governo da Estância Turística, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo, convida você para festejar a data. A programação, diversificada e para todos os públicos, inclui música, arte, cinema, oficinas de leitura, foto e vídeo, de 18 (dia da fundação da aldeia) a 21 de julho.

A festa de comemoração terá participação de 60 artistas plásticos, no Atelier Arte ao Vivo, no qual o público poderá vê-los, em tempo real, produzindo suas obras, e exposição fotográfica Artistas do Embu, com imagens inéditas, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro Histórico).

Arte: Divulgação

Fundada pelos jesuítas provavelmente em 18 de julho de 1554, a aldeia de Bohi, hoje Estância Turística de Embu, só começou a ser uma cidade independente a partir de 18 de fevereiro de 1959, data em que foi criado o município de Embu, desmembrado de Itapecerica da Serra e Cotia.

Conforme Moacyr de Faria Jordão, historiador da Emancipação, desde seus momentos iniciais, até a primeira década do novo Município de Embu, essa independência só foi possível a partir da criação da Associação Cívica de Embu, composta por personalidades de diversas áreas, que iniciaram uma forte campanha pela emancipação com apoio e orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta e político, e membro da Academia Brasileira de Letras, em 1960.

Em 17 de março de 1958, na casa do Dr. Carlos Koch, na Rua Projetada (hoje Rua da Emancipação, 125), reuniram-se os emancipadores. Em 21 de novembro de 1958 foi realizado um plebiscito para saber a opinião dos moradores sobre o assunto. Annis Neme Bassith, Raphael Games Cadenete, Santiago Games Robles e Dr. Carlos Koch tudo fizeram para que o plebiscito fosse um sucesso. A emancipação foi apoiada pela maioria dos embuenses. E em 18 de fevereiro de 1959, foi criado o município de Embu, desmembrado de Itapecerica e Cotia. Em 1964, o bairro de Itatuba, até então pertencente ao município de Cotia, foi anexado a Embu.

No dia 4 de outubro de 1959 foram realizadas as primeiras eleições para prefeito, vice-prefeito e vereadores da história de Embu. Na ocasião, foram eleitos e empossados no dia 1o de Janeiro de 1960 Annis Neme Bassith, prefeito e Dr. Carlos Koch, vice-prefeito.

Veja a programação compelta de comemoração do aniversário. A entrada gratuita para todos os eventos.

18/quinta-feira
19h – Performances Poéticas, com Ney Silva e Mané do Café
19h às 20h30 – Exposição fotográfica Artistas do Embu, de Dudu Antunes, com imagens inéditas de pintores e escultores da cidade e região.
– Show com Vítor da Trindade, autor de canções feitas a partir de poesias do seu avô, Solano Trindade, grande artista local.

19/sexta-feira
– 9h – Atelier Arte ao Vivo, com 60 pintores e escultores, que participam da história artística da cidade, a qual inclui eventos importantes como o Salão de Artes Plásticas e a presença da arte na Feira de Embu das Artes, há mais de 40 anos.
– 19h – Apresentação do Grupo Sanza, de canto, dança e percussão, com Carlos Caçapava (concepção, direção musical, percussão e vocal), Karla Magalhães (dança), Cida Santos (vocal).
– 20h – Show com violeiros dos Núcleos de Cultura, no calçadão em frente ao Centro Cultural.

20/sábado
– 9h – Atelier Arte ao Vivo; Performances Poéticas. Largo 21 de Abril.
– 15h – Banda Municipal, regida por Elias Evangelista, no Coreto.

21/domingo
– 9h – Performances Poéticas; Atelier Arte ao Vivo, em que os artistas produzem arte diante do público. Largo 21 de Abril.
– 11h – O Casamento de Maria Feia (teatro)
– 15h – Folia de Reis do Marajoara, no Largo 21 de Abril.


Com informações de
Elke Lopes Muniz

Notícias relacionadas