EM ALTA
Home

Alckmin diz que Metrô deve chegar a Taboão da Serra em 2017

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

29/11/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira, dia 29, durante entrega de um condomínio residencial no Jd. Mirna, que o Metrô deverá chegar até Taboão da Serra em 2017.  Segundo Alckmin, as obras de expansão seguem em quatro fases e no próximo ano deverá ocorrer a licitação para o trecho que vai da Vila Sônia até Taboão da Serra.

“São quatro datas. A primeira fase nós já entregamos, temos seis estações da Linha 4 já em operação. Na segunda fase, são entregues mais quatro estações, Higienópolis, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Morumbi. A terceira etapa [entregamos] no começo de 2015, a estação Vila Sônia, e a outra etapa são mais duas estações, chegando até o Centro de Taboão da Serra”, afirmou.

Foto: Divulgação | Cynthia Gonçalves

O governador Geraldo Alckmin durante cerimônia de entrega do conjunto habitacional

Há cerca de um mês uma empresa contratada pelo Governo do Estado realizou diversas sondagens e prospecções para determinar o tipo de solo na região central de Taboão da Serra. O estudo visa determinar o tipo de construção que será implantada, além de ajudar a determinar o local da futura estação.

O governador disse também que o projeto básico e funcional da a extensão até Taboão da Serra ficam prontos em 2014. “Acredito que terminamos o projeto até o ano que vem, depois disso licitamos a obra e vamos iniciamos a construção em 2015, não é uma obra grande, são só duas estações, acredito que 30 meses, no máximo 32 meses estaremos entregando. Eu acho que 2017 é com bastante segurança”.

O prefeito Fernando Fernandes disse que a chegada do Metrô até Taboão da Serra é inevitável. “O governo do Estado já está trabalhando nesta linha, nessa expansão, é um projeto grande, complicado, por isso é demorado, mas temos certeza que o Metrô vai, pela primeira vez, sair da capital e chegar em outra cidade, que é a nossa”.

A deputada Analice Fernandes, que não participou do evento, disse por telefone que o Metrô vem trabalhando na expansão da linha 4 até Taboão da Serra. “Já tivemos várias reuniões com a secretaria de Transporte e estamos acompanhando de perto, os projetos estão bem encaminhados e Taboão da Serra será contemplada com o Metrô”, disse.

Projeto

A linha 4 do Metrô que irá atender os moradores de Taboão da Serra e região é uma das mais modernas da América Latina. A primeira novidade é que os trens circulam sem operadores, todas as manobras são controladas do pátio Vila Sônia. Todos os vagões têm passagens livre entre os trens, possibilitando mais conforto e evitando aglomerações nos horários mais movimentados. Os trens possuem também ar-condicionado, som ambiente e painéis informativos eletrônicos.

Outra boa novidade é que cada parada terá pontos de conexão a internet wi-fi (sem fio) gratuitamente para os usuários do Metrô. Já dá pra navegar enquanto se espera o próximo trem, que o Governo do Estado promete que será bem curto entre as viagens. Um moderno sistema de segurança com paredes de vidro vão impedir que os usuários sofram acidentes nas plataformas. Essas paredes se abrem apenas com a chegada dos trens.

Veja como ficará a linha 4


Clique aqui para ampliar a arte


Trajeto proposto pelos técnicos do Metrô poderá sofrer alterações
 

Notícias relacionadas