Ação na Cracolândia conta com ajuda de Taboão da Serra
Por Nely Rossany
A carreta de informática que percorre os bairros na cidade de Taboão da Serra oferecendo cursos gratuitos saiu do município no sábado para levar serviços para o bairro Nova Luz, na cidade de São Paulo. Além do acesso à internet, a ação organizada pelo Governo do Estado chamada de Jornada da Cidadania levou a região da Cracolândia serviços como emissão de documentos, atendimentos em saúde e atividades culturais.
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Taboão da Serra, Jacira Moreti, o convite partiu da Secretaria Estadual da Defesa da Cidadania através do Centro de Integração da Cidadania (CIC), responsável pela organização do evento.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Carreta de informática de Taboão ofereceu acesso gratuito à internet na Cracolândia em São Paulo
O governador Geraldo Alckmin esteve no local e reafirmou a importância do atendimento social para a região em resposta às críticas sobre a ação da Polícia na Cracolândia. "É muito importante o que a Jornada da Cidadania que traz aqui para a Nova Luz: atendimento médico para as famílias, atendimento social para a região, atendimento cultural, cidadania, emissão de documentos, tudo em conjunto com a sociedade civil", disse Alckmin.
Taboanenses na cracolância
Taboão da Serra forneceu acesso gratuito à internet, orientações na elaboração de currículos e apoio para a emissão de documentos pessoais como Carteira de Trabalho e RG. A secretária diz que encontrou taboanenses, dependentes químicos na região, vivendo em situação vulnerável e que eles serão encaminhados para os cursos profissionalizantes oferecidos pela prefeitura.
“É uma grande satisfação poder trazer Taboão aqui, mostrando a sua solidariedade e responsabilidade social. Desde que fomos chamados não tivemos nenhuma dificuldade em conseguir voluntários para estar aqui hoje”, conta ela.
As atividades e serviços ficaram à disposição da população na praça Julio Prestes durante todo o dia, das 10 às 16 horas. Houve programação musical, como os shows de forró de Messias do Teclado e o Coral da Cracolândia, formado por ex-dependentes químicos, além de outras atrações.
População ainda tem medo
Depois da ação da Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado que dispersaram os dependentes químicos e limparam o local conhecido como Cracolândia, os moradores e comerciantes ainda tem medo que a situação seja resolvida só temporariamente e o local volte a ser freqüentado pelos consumidores de crack e outras drogas, mas já notam a mudança do bairro.
“Estou recuperando o sono tranquilo, somente após a operação na Cracolândia, a gritaria e o barulho de batidas na porta terminaram”, explicou Daniel Nazario e Silva, 67 anos, morador rua Helvétia, sobre o incômodo provocado pelos dependentes químicos em busca de abrigo ou em momentos de delírio.
Na avenida Duque de Caxias, o vendedor Herton Barroso dos Santos, 50 anos, que trabalha há 19 no local relata que até as vendas melhoraram. “Com a presença da polícia, as pessoas se sentem mais seguras para fazer compras”, afirmou.