EM ALTA
Home

Ação contra a dengue acontece nesse sábado, 28, nos bairros de Taboão

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

27/02/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Ricardo Vaz

Sábado, 28, em Taboão da Serra é dia de ação contra o mosquito Aedes Aegipty transmissor da Dengue. Um mutirão de alerta e prevenção vai ás ruas, á partir das 10h, com o objetivo de conscientizar a população de que todos tem um papel importante nesse combate.

A campanha, “Combate a Dengue eu faço Parte”, pretende atingir os bairros do município e conta com a participação de todas as Secretarias, Coordenadorias, Defesa Civil, Cata Bagulho, Zoonoses e Vigilância Epidemiológica. “Esse é o momento de nos unirmos para levar ao conhecimento da população o que deve ser feito para evitar a proliferação do mosquito da Dengue”, enfatizou o prefeito Fernando Fernandes.

A secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner falou sobre a Dengue e como a população pode ser uma grande aliada no combate ao mosquito | Ricardo Vaz

Em reunião realizada dia 25, no Cemur, com a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, foi definido qual será o plano de ação a ser desenvolvido no sábado. “Vamos para as ruas no dia 28 orientar as pessoas de quais são os cuidados necessários dentro e fora de casa para evitar criadouros através dos ovos depositados pelo Aedes Aegipty”, explicou Dra. Raquel.

A Zoonoses e a Vigilância Epidemiológica mapearam 29 micro setores de Taboão que serão visitados por aproximadamente 300 pessoas envolvidas no mutirão. “Esse trabalho é uma continuidade do que acontece na cidade o ano todo, como localização de criadouros, aplicação de larvicidas, nebulização e orientação à população com material institucional”, disse o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Taboão, Dr. Milton Parron.

Dr. Milton lembrou que hoje o grande foco da doença está dentro de casa e nos baldes com água guardados de forma errada nas residências. “Com mais pessoas conseguiremos abordar um numero maior de moradores tornando eficaz o combate à doença”, salientou.

Atendimentos

Os Prontos Socorros do município, HGP – Hospital Geral do Pirajuçara e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão preparados para o pronto atendimento de um quadro de dengue.

Porém, vale ressaltar que o primeiro atendimento em casos de suspeita deve ser feito na UBS mais próxima da sua residência. “A sorologia acontece nas UBS´s a partir do sexto dia de sintomas e os casos mais graves encaminhados para o HGP”, salientou Dra. Raquel.

Disque Dengue

A Secretaria de Saúde criou o Disque Dengue. Através do numero 4708-5609 os moradores podem entrar em contato para denunciar, alertar sobre casos suspeitos ou solicitar a visita da Zoonoses.

Sintomas da dengue

Dengue Clássica: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória; perda de consciência.

Serviço

Disque Dengue
Telefone: 4708-5609
Atendimento: Segunda á sexta-feira das 8h às 17h

Notícias relacionadas