EM ALTA
Home

85% dos taboanenses estão insatisfeitos com os ônibus municipais

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

10/07/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 • Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook

————————————————

Valor da tarifa, sujeira, bancos quebrados, baratas e até mesmo brigas entre motorista e passageiros são as principais queixas dos usuários dos ônibus municipais de Taboão da Serra. A Gazeta SP foi às ruas conferir a situação e constatou que 85% dos entrevistados reclamam do serviço e da qualidade dos veículos que circulam pela cidade. A reportagem percorreu os bairros Parque Laguna, Jardim Helena, Jardim Maria Rosa e Pirajuçara nos principais pontos de ônibus.

Mesmo após a redução da tarifa, que aconteceu em fevereiro deste ano, o preço ainda lidera a lista de pontos negativos no transporte municipal, com 70% das reclamações. A demora vem logo em seguida, com 55% das queixas. "Eu pago R$ 3 para ir até São Paulo, porque tenho que pagar o mesmo valor para circular por Taboão da Serra, que é uma cidade tão pequena? Não acho isso justo", declarou Luis Antônio Camargo, que utiliza o circular 2. Além do valor ele também reclama da demora. "Demora muito para passar e, quando passa, vem um monte de uma vez".

Foto: Arquivo do Portal O Taboanense

Usuários do transporte público cobram mais qualidade no serviço da Pirajuçara

Viviane Pereira utiliza os Circulares 3 e 7 e sua insatisfação é a respeito da retirada de circulação das peruas que eram irregulares. "Acho que não tinham que ter tirado as peruas de circulação. Os ônibus passam por ruas muito estreitas e tem vezes que escapam de acidentes por pouco". Além disso ela ainda fala sobre a sujeira dos ônibus "já cheguei a encontrar barata no ônibus".

Neusa Oliveira utiliza o circular 7 e também se queixa das rotas dos ônibus. "Além de ser muito demorado, dá muitas voltas e passa por ruas estreitas. Tem vezes que os ônibus precisam parar para outro carro passar por causa da largura da rua". Paula Oliveira já teve que descer do circular 5 antes de chegar ao seu ponto devido uma briga entre o motorista e um passageiro "Os dois começaram a brigar e, quando eu notei que estava ficando mais sério, eu preferi descer no ponto anterior ao meu".

Em dias de chuva a situação também é complicada. Com indignação, Laura Barbosa diz que chega a molhar dentro do ônibus. "Não sei se chove mais dentro [do ônibus] ou fora". Ela também acha que os circulares 8 e 6 demoram muito para passar, principalmente nos finais de semana. "Chego a esperar mais de uma hora no domingo".

Contrato

O Secretário de Transportes, Rinaldo Tacola, afirma que agentes de trânsito fiscalizam a conservação nos ônibus e se estão respeitando seus itinerários. A respeito das ruas estreitas, Tacola explica que todo o itinerário foi feito dentro do contrato com a empresa que presta o serviço. "Para as ruas muito estreitas um novo estudo está sendo feito para se adequar dentro do viário e ver a possibilidade de mudança". Em nota, a prefeitura do município explica que não tem como reduzir mais a tarifa, pois a cidade não tem subsídios para isso.

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP

Neuza e Luis, moradores de Taboão da Serra, reclamam da qualidade dos ônibus em Taboão

Para qualquer irregularidade os munícipes podem denunciar no telefone 118. Essa é a forma mais fácil de manter a ordem e a fiscalização sobre o transporte público municipal.

 

Notícias relacionadas