62% dos internautas estão insatisfeitos com a velocidade da internet
O Portal O Taboanense realizou uma enquete com a seguinte pergunta: “Você esta satisfeito com a velocidade da sua internet?”. 522 leitores responderam uma das três opções, “sim”, “não” e “mais ou menos”. A maioria está insatisfeita. Responderam não, 62, 84% (328) dos internautas. A opção “sim” foi a resposta de 34,67% (181) pessoas, enquanto 2,49% (13), disseram que mais ou menos.
A enquete do Portal O Taboanense não tem valor científico e o resultado é uma amostragem da opinião dos internautas que votaram online.
A qualidade do serviço prestado pelas operadoras de internet deixa muito a desejar. Apesar das inúmeras reclamações dos usuários ao órgão responsável, a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel e a promessa de investimentos das operadoras, o serviço pouco melhora.
Na enquete, as principais reclamações foram direcionadas a três operadoras fornecem às conexões de internet fixa e móvel, oferecidas pelas operadoras: Telefônica Vivo, Vivo, Claro e Tim.
Para o administrador de empresas, Paulo Luiz Felippo Santos, morador do Jd. Roberto, em Taboão da Serra, o serviço é “muito ruim”. “Chega ser desesperador em alguns momentos, cai toda hora e é muito lenta. Para aumentar a velocidade, pasmem, o atendente informou que eu preciso adquirir uma nova linha, porque na linha atual não tem como. Isso é um absurdo, um desrespeito, uma extorsão”, desabafa Santos.
A estudante Mirella Cristina, moradora do Jd. Mituzi, diz que tanto a internet fixa quanto a móvel deixam a desejar. “Uso o Speedy, e o 3G da Tim e da Claro, todas são horríveis, os serviços são péssimos, é um absurdo pagarmos pela porcaria que recebemos. Já fiz várias reclamações sem sucesso”.
Na página do Facebook do Portal O Taboanense, os internautas também expressaram suas opiniões a respeito do serviço. De acordo com Elaine Cristina Parmissano, “ninguém está satisfeito, pagamos um valor maior, recebemos uma velocidade menor, isto quando tem sinal”, publicou. Para a leitora Eliana Esteves, “cada dia a velocidade fica pior, cai a todo o momento. Insatisfeita”, declarou.
Por outro lado, quem usa a internet Vivo Fibra, aprova o serviço, é o caso do internauta Allan Rangel Barros. “Eu uso aqui no Jd. Maria Rosa, Vivo Fibra de 100MB. Apesar de não estar batendo os 100MB hoje estou satisfeito e ainda compartilhando com 12 computadores em rede”, informou.
O serviço Vivo Fibra não está disponível em todo o município de Taboão da Serra, a região centra e Jd. Monte Alegre são alguns dos bairros que se beneficiam da conexão.
Respostas
As operadoras Telefônica Vivo, Claro Móvel e Tim, declararam à reportagem que investimentos estão sendo disponibilizados para melhorar os serviços. A Claro Fixo informou que não iria se posicionar a respeito das reclamações.
Telefônica Vivo– A Telefônica Vivo informa que, em 2014, foram realizadas cinco ampliações na rede móvel de tecnologia 3G e está prevista mais uma até o final do ano. Além disso, foi instalada uma nova antena e estão previstas mais três em janeiro de 2015.
Com relação à internet fixa, a empresa esclarece que não há registro de problemas generalizados e que são necessários os números das linhas afetadas para verificação de casos específicos. A empresa esclarece ainda que estão sendo realizadas obras de expansão da rede atual, o que trará melhorias na performance a partir de outubro deste ano.
TIM – A TIM informa que o plano trienal da companhia irá investir até 2016 R$ 11 bilhões, sendo 90% dedicado à infraestrutura e a cidade de Taboão da Serra faz parte do plano de qualidade da operadora. Vale reforçar, no entanto, que o sinal de telefonia móvel, por suas características, está naturalmente suscetível a fatores externos – como áreas de sombra em função de relevo ou construções próximas, condições climáticas ou capacidade de recepção dos aparelhos celulares utilizados – que podem gerar dificuldades pontuais no acesso à internet móvel.
Todo trabalho de melhoria e ampliação da rede pode ser acompanhado pelos clientes por meio do site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas), uma iniciativa inédita no setor de telefonia móvel que reforça o posicionamento de transparência da companhia. Basta o cliente acessar o site e digitar o CEP da localidade que deseja consultar e saberá imediatamente, como uma fotografia, se a área tem cobertura e qual o tipo 2G, 3G ou 4G.”
Claro Móvel – A Claro esclarece que, após análises, não identificou nenhuma anormalidade em sua rede de cobertura para o município de Taboão da Serra. A operadora reforça que não mede esforços para propiciar a melhor experiência móvel aos seus usuários e, entre 2012 a 2014, investirá R$6.3 bilhões em infraestrutura em todo o Brasil.
Reclamações
Os usuários que se sentirem prejudicados pelo serviço podem registrar reclamação junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A estatal recebe denúncias, críticas e sugestões pelo telefone 1331, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.