EM ALTA
Home

57ª Encenação da Paixão de Cristo acontece nesta sexta-feira

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

27/03/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————-

A 57ª apresentação da Paixão de Cristo acontecerá em Taboão da Serra nesta sexta-feira santa, dia 29. O evento, que é um dos mais antigos e tradicionais do Estado de São Paulo, terá algumas surpresas este ano para o público aproximado de 30 mil pessoas, segundo o  secretário adjunto de cultura do município, Amaral Alves, “O vulcão vai entrar em erupção no momento da ressurreição de Cristo. O que vai acontecer neste ano nunca aconteceu em 56 anos de apresentação na cidade”.

A apresentação da Via Crucis de Jesus Cristo de 2013 contará com shows pirotécnicos e efeitos especiais, sendo uma prévia para a apresentação prevista para 2014. “Para o ano que vem nós já estamos estudando algo mais diferente ainda, que vai surpreender o público”, afirma Amaral.

Foto: Ricardo Vaz | Divulgação


Secretaria da Cultura promete um espetáculo cheio de surpresas neste ano

Os ensaios com os 110 atores – profissionais e amadores – está acontecendo no Cemur e no palco que já está montado em frente ao Parque das Hortênsias. Nesta terça-feira, dia 26, foram iniciados os ensaios com som e as marcações nos palcos.

Segundo Amaral a apresentação da Paixão de Cristo em Taboão da Serra está entre as três maiores do Estado de São Paulo “O evento é mais velho que a emancipação política da cidade. É uma união entre a Prefeitura do município, a igreja, a população e alguns grupos teatrais”.

Participam da encenação artistas profissionais e amadores “participam desde médicos e advogados até artistas profissionais. Algumas academias até contribuem também oferecendo treinamento e convidando alguns alunos para fazer os soldados”.

“É uma competição gostosa, saudável”, responde Amaral quando questionado sobre os planos para os seguintes anos e sobre a intenção de se tornar o maior evento do Estado. A Paixão de Cristo de Taboão da Serra conta com a direção de Mara Galvão, Ney Rodrigues, Cleiton Novaes e Dora Nascimento. A Produção Geral fica por conta de Cidinha.

Entrevista

Na encenação participam desde artistas profissionais até amadores, como é feita a seleção dos papéis neste caso?
Amaral Alves – A procura pela participação da encenação acontece todos os anos. Participam de advogados a médicos. Para os papéis principais, como Jesus e Pilatos nós escolhemos atores profissionais, devido as técnicas e por ter a responsabilidade maior de passar emoção para o público.

Todo ano o elenco muda ou alguns atores são mantidos, como os atores principais?
 Hoje o elenco e a produção mudou em 90%. Alguns atores são mantidos, mas a maioria muda, até porque todos os anos há uma grande procura de pessoas que querem participar da encenação e nós procuramos dar chances ao maior número de pessoas.

Qual será a novidade deste ano?
Esse ano eu posso dizer que o vulcão vai entrar em erupção no ápice da apresentação. Preparamos alguns efeitos visuais que vai surpreender o público, e essa é apenas uma prévia do que acontecerá no ano que vem, que vai surpreender mais ainda. O que eu posso adiantar deste ano é o show pirotécnico que terá no momento da ressurreição de Cristo, que será semelhante ao utilizado em Santos no Ano Novo.

Quanto é investido no evento?
Os gastos são calculados após o evento. É nesta parte que entra a estrutura do Poder Público, mas todo o gasto vale a pena para a apresentação de um evento tão importante quanto este, que emociona várias pessoas todos os anos.

Notícias relacionadas