Home
›
4ª Mostra de Cinema Nordestino reúne 1600 pessoas em Taboão da Serra
2 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Por Cristina Aguilera
Quem participou da 4ª Mostra de Cinema Nordestino promovida pela Prefeitura de Taboão da Serra, de 23 a 25 de setembro, se sentiu em um pedacinho do Nordeste. O evento aconteceu no Cemur e em quatro escolas da cidade e além de filmes de alto nível, contou com decoração típica que encantou o público de 1600 pessoas que entre uma sessão e outra se deliciou com a culinária da região.
“Fiquei muito feliz com a Mostra, os filmes valorizam o povo nordestino e o cinema brasileiro”, salientou a dona de casa Maria Rosa da Silva, de 29 anos, que nasceu em Pernambuco e mora em Taboão da Serra desde 1993.
Foto: Ricardo Vaz
Cemur ficou lotado durante a mostra do cinema nordestino
Nos cinco pólos, foram realizadas cerca de 20 exibições, entre curtas e longas metragens – de animação, comédia e ação – rodados em todas as épocas por realizadores nordestinos e com a temática da região.
A Mostra Paulista de Cinema Nordestino foi criada para aproximar o maior contingente de nordestinos fora de sua região. Em Taboão da Serra quase 40% da população é composta por nordestinos ou seus descendentes diretos que contribuem com seu trabalho e cultura.
“Além dos filmes, as escolas desenvolveram atividades pedagógicas organizadas pela Divisão de Educação Complementar, com a discussão de questões sociais e da migração presentes nos filmes”, explicou a educadora Déborah Ribeiro do Valle.
Para o prefeito Dr. Evilásio Farias, a 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino, além de promover essa importante produção cinematográfica permite que todos tenham acesso a cultura de qualidade.
A 4ª Mostra de Cinema Nordestino aconteceu no Cemur e nas escolas municipais: EMI Emília, Emef Ana Mafalda Barbosa de Carvalho, Emeb Darcy Ribeiro e Emef Francisco Ferreira Paes.