Home
›
35 mil pessoas visitam o Cemitério da Saudade no Dia de Finados
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Cerca de 35 mil pessoas foram até o Cemitério da Saudade nesta segunda-feira, dia 2, homenagear parentes e amigos mortos no Dia de Finados. Segundo o diretor do local, Lúcio Carlos Loiola Nogueira, o calor e o dia sem chuva aumentou o fluxo de moradores no cemitério.
“A gente tinha uma previsão de 25 mil pessoas visitando o cemitério nesta segunda-feira, mas o número de visitas surpreendeu muito”, disse. Segundo Lúcio, muitos moradores já haviam visitado os túmulos no sábado e no domingo. “Nesses três dias o número de moradores por aqui passou de 50 mil”.
Foto: Rose Santana
Moradorea visita túmulo nesta segunda-feira, dia 2
Nem mesmo o calor de 30ºC afastou os moradores que foram prestar homenagens aos mortos no cemitério. Uma missa campal, às 10h, realizada pelo Padre Carlos, levou cerca de 4 mil pessoas a praça do Cristo. “Foi muito bonito e emocionante, a missa sempre é um evento que as pessoas gostam e prestigiam”, garantiu Lúcio.
Muitos moradores levaram velas e flores e foram auxiliados por funcionários do cemitério que estavam de plantão. “Essa é uma data de reflexão, trazer flores e acender velas é uma forma que a gente encontra de homenagear as pessoas que amamos”, disse o metalurgico Cláudio Miranda, que foi visitar o túmulo de seus pais.
A Guarda Municipal e a Polícia Militar realizaram a segurança no entorno, nenhuma ocorrência foi registrada. O trânsito nas ruas próximas ao cemitério ficaram congestionadas e duas viaturas do trânsito trabalharam no local.
Ampliação
Se tudo correr como imagina o diretor do Cemitério, Lúcio Loiola, no Dia de Finados do ano que vem os moradores terão um novo local para suas reflexões e orações. A ideia é construir uma capela ecumênica para receber os visitantes. “Esse é o nosso desejo, já passamos o projeto para o prefeito Evilásio e estamos prontos para a obra”, disse.
Lúcio também ressaltou a contrução de novos ossários e columbários. “Realizamos cerca de 180 sepultamentos por mês, o cemitério já está ficando pequeno e por isso temos que pensar nessa expansão”. Hoje, o Cemitério da Saudade tem cerca de 30 mil pessoas sepultadas.