EM ALTA
Home

3º Encontro de Autismo marca encerramento das atividades

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

10/04/2017 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

No último sábado, dia 8, aconteceu o 3º Encontro de Autismo na Câmara Municipal, o evento que reuniu mais de 400 pessoas, finalizou as atividades da semana do autismo em Taboão da Serra. Depoimentos e palestras marcaram o encontro de tem como objetivo combater o preconceito e levar informações sobre a doença à comunidade.

A programação do encontro contou com palestras da defensora pública dra. Renata Flores Tybyriçá, falou sobre os direitos das pessoas com transtorno do espectro do autismo; o médico pediatra dr. Leonardo Maranhão, abordou o tema sobre o diagnóstico precoce do autismo e o pedagogo Fábio Oliveira, destacou o autismo e educação.  

Evento aconteceu pela terceira vez em Taboão da Serra e está garantido no próximo ano | Adílson Oliveira / Portal O Taboanense

A lei que criou a semana de sensibilização para o autismo é de autoria do vereador Dr. Ronaldo Onishi, um dos organizadores do 3º Encontro que contou com o apoio da prefeitura, das secretarias de Saúde, Educação e do Movimento Pró-Autista.

O vereador Ronaldo Onishi dirigiu os trabalhos, alertou para a importância de sensibilização para o autismo, da participação do poder público e da população. “Nós temos que fazer com que a sociedade seja inclusiva […] a causa é maior que qualquer outro tipo de interesse […] Esse 3º encontro superou todas as expectativas, foram mais de 400 inscritos, foi maravilhoso, muito rico […] Nosso encontro foi o maior evento já realizado na Grande São paulo, com palestras de alto nível que contribuíram muito para a formação e conscientização de todos os participantes. Ano que vem faremos no Cemur e com intérprete de libras”, declarou.

Onishi conclui dizendo estar “muito feliz com a repercussão" do evento. "O que nós queremos é isso, conscientizar para que nós tenhamos uma sociedade mais inclusiva, para que possamos aprender que o autismo existe, que ele é diferente, e assim tornar mais fácil a convivência […] O encontro foi excelente, magnífico”.

A secretária de saúde dra. Raquel Zaicaner falou sobre a importância do evento, “na hora que Taboão da Serra tem a semana do autismo, nós vemos a importância do tema” e destaca que a falta de conhecimento sobre o tema causa preconceito.

galeria de imagens

“O evento é muito importante porque traz à tona um problema que é bastante comum, mais comum do que se imagina, e que muitas vezes as pessoas não querem enxergar. E pelo desconhecimento há um preconceito. E o preconceito dificulta a construção de uma sociedade melhor, mais justa, mais igualitária, que acolha. Você vê crianças que tem esse espectro autista  sendo julgadas e descriminadas pelo desconhecimento do que acontece, do que é ser autista […] Esse evento é importante para mostrar a cada mãe, a cada pai que eles não estão sozinhos”, falou Raquel Zaicaner.

O vice-prefeito Laércio Lopes destacou que as atividades realizadas na semana do autismo são positivas, “como cidadão eu pouco sabia sobre o autismo. A partir desses encontros feitos aqui em Taboão da Serra, comecei a pesquisar, aprender um pouco […] eu sei que a gente ainda precisa caminhar muito”, e destacou “a receita pra se lidar [com o autista] é o amor”.

Notícias relacionadas