EM ALTA
Home

2º Moto no Mato promove turismo de aventura em Itapecerica da Serra

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

11/04/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Motociclismo e solidariedade estiveram em sintonia no domingo, 06 de abril, na cidade de Itapecerica da Serra. Cerca de 50 motos, 13 jipes (Jipeclube – Jipeiros da Serra) e aproximadamente 100 pessoas participaram do 2º mototrail Moto no Mato, realizado pela Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer. O passeio off road contou com um circuito de 40 km com trilhas e estradas de terra. A inscrição foi trocada por quilos de alimentos, que foram encaminhados à Creche Menino Jesus, no Jardim São Marcos.
 
A movimentação das motos e o ronco dos motores 4×4 começaram cedo. Às 8h, a Praça da Fonte, no centro da cidade, se tornou o ponto de encontro dos aventureiros, que retiravam os coletes e as camisetas promocionais do evento, além de reverem a planilha do percurso.


Evento reuniu mais de 100 pessoas em Itapecerica da Serra

 
O roteiro escolhido e testado pela equipe da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer incluiu estradas de terra na região do Jardim Sampaio, Mombaça, 500 metros de subida da trilha da Cavernosa, além do trecho 1 da chamada Trilha do Verde, no Potuverá, onde foram encontrados os maiores desafios para motoqueiros e jipeiros, devido às chuvas dos últimos dias.
 
A largada aconteceu às 9h30 e contou com a presença da secretária de Esportes, Turismo e Lazer, Débora Sant’ana, e do diretor de Turismo, Carlos Henrique Nery.
 
“Este evento é muito importante, pois só reforça o potencial do turismo de aventura da nossa cidade, promove a consciência ecológica, a oportunidade de fazer novas amizades, além de ajudar famílias, asilos e orfanatos carentes”, disse a secretária.
 
O desfile do comboio de motos e jipes pelas ruas centrais da cidade chamou a atenção de moradores e comerciantes. Quanto mais os participantes adentravam na mata, o cenário ecológico com geografia privilegiada encantava aqueles que visitavam o município. Os amigos Marcos Baka, 33, morador do Butantã, e Graziele Marques, 25, da cidade de Taboão da Serra, aprovaram a aventura. “Ter esse contato com a natureza é maravilhoso, não tem dinheiro que pague um final de semana com boa trilha, dividindo essa experiência ao lado dos amigos”, disse Baka. “Para mim é a oportunidade de jogar todo o stress acumulado da semana pra fora”, brincou Graziele.
 
A partir do bairro da Aldeinha, motos e carros passaram a trafegar por 12 quilômetros em paralelo à estrada de ferro. Cruzar uma estação abandonada e no ponto seguinte dividir o trajeto com um trem de carga completou a emoção do passeio. A aventura terminou por volta das 14h na chegada a um sítio, onde foi oferecido um churrasco de confraternização a todos.
 
De acordo com o diretor de Turismo, no próximo dia 26, os jipes terão um evento exclusivo. “O ‘Jipe na Trilha’ terá percurso de 100 quilômetros, entre ida e volta, passando também por Embu das Artes, São Lourenço da Serra até a divisa com o município de Juquitiba”, afirmou Carlão.
 
Informações sobre o passeio podem ser obtidas no departamento de Turismo e Lazer. Telefone 4667-1148 ou 4667-5162.

Notícias relacionadas