2º Distrito Policial deve começar a funcionar na próxima semana
O 2º Distrito Policial em Taboão já é uma realidade no município. O DP está em fase final de implantação de equipamentos e sistemas operacionais. Localizado na estrada Kizaemon Takeuti, na altura do número 1.000, no Jd. Clementino, o novo distrito irá atender as ocorrências de toda a região do Pirajuçara. A delegacia não terá atendimento à noite e nem nos finais de semana.
De acordo com o prefeito Fernando Fernandes, a partir da próxima semana já deverá estar em funcionamento, porém a inauguração oficial só deve acontecer em fevereiro, no dia do aniversário da cidade, 19 de fevereiro.
“Taboão ganha mais um distrito policial e vai estar localizado na região do Pirajuçara. A população não terá que ir até o centro de Taboão para fazer seus boletins de ocorrências. Acredito que entra em atendimento semana que vem. E talvez no aniversário da cidade, para fazer uma comemoração, a gente inaugure oficialmente o 2º DP”, declarou Fernandes.
O novo delegado Seccional Dejar Gomes Neto, comentou sobre a equipe que atuará no novo distrito, que a princípio deve ser reduzida. “Nesse primeiro momento, poucas pessoas serão destinadas para cá porque existem muitos concursos em andamento”, futuramente, ele acredita que “com certeza Taboão da Serra será contemplada com um efetivo razoável para suprir as necessidades do novo distrito criado”
No início o distrito não funcionará nos finais de semana e nem à noite, como explica o delegado titular do novo DP, Marcelo Jacobucci. “No primeiro momento a delegacia vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Durante a noite e finais de semana as ocorrências serão atendidas na Delegacia Central de Taboão. Futuramente, chegando mais recursos humanos, poderemos ampliar”, falou o delegado.
Jacobucci comentou que 2º DP vai cuidar mais da região periférica, a região do Pirajuçara. "A ideia é dividir o atendimento, até para ajudar mais a população".
A polícia tem como principal meta diminuir os índices de criminalidade no município. De acordo com do delegado seccional, o foco é combater os crimes contra a vida, os homicídios. "Crimes contra todas as áreas devem ser combatidos, mas os crimes contra a vida, os homicídios, são a maior área de preocupação em Taboão. Mesmo que os níveis estejam ‘toleráveis’ segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nós não estamos contentes ainda. Uma vida é sempre uma vida e é de suma importância. E vamos dar ênfase ao crime patrimonial, cujos os índices estão muito altos em todo o estado de São Paulo”, declarou Gomes.