Home
›
2 mil pessoas acompanharam missa solene no Cemitério da Saudade
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Cerca de 2 mil pessoas compareceram no Cemitério da Saudade de Taboão da Serra na manhã deste sábado de Finados para visitar o túmulo de amigos ou familiares. Às 10h foi celebrada a tradicional missa solene pelo padre Carlos Alberto de Souza, da paróquia São Pedro Apóstolo, que falou a respeito de quem se foi e fez com que os presentes refletissem em suas vidas.
Foto Liah Marques
Fieis durante a tradicional missa de Finados
Mesmo sendo uma tradição e ter sido espalhado pela cidade alguns avisos, algumas pessoas ainda ligavam para o cemitério para confirmar o horário da celebração. “Foram espalhados avisos pela cidade a respeito da missa, que já é tradicional também, mas muitas pessoas ligaram pouco antes da celebração para confirmar o horário. Nossa expectativa é de que ao longo da missa mais gente chegue para as orações”, diz Neusa Neves Vieira, diretora do cemitério.
Apesar de ser uma manifestação católica, Neusa esclarece que outros líderes religiosos também poderão se manifestar. “Após a missa o espaço do cemitério ficará disponível para outras manifestações religiosas”, diz a diretora.
Durante o dia
Ainda são esperadas aproximadamente mais 8 mil visitas ao longo do dia. Apesar do grande número, muitas pessoas foram ao cemitério nos dias anteriores. Neusa explicou que no início da semana grande parte dos visitantes foram até lá e enfeitaram os túmulos com flores. “No início da semana vários túmulos já estavam enfeitados. Essas pessoas que vêm antes são aquelas que preferem evitar o tumulto do dia de finados”, diz Neusa.
Na última sexta-feira, dia de Todos os Santos, cerca de 5 mil pessoas compareceram ao cemitério e no domingo a expectativa de visita é entre 8 e 10 mil pessoas.
Trânsito e comércio
No entorno do Cemitério o trânsito esta sendo controlado por agentes da CET devido o grande fluxo de veículos. Vários comerciantes também estão no local vendendo flores, velas e alimentos. Copos de água eram distribuídos gratuitamente para quem chegava ao local.
Também foram encontradas pessoas de outras religiões na porta do cemitério entregando folhetos em que era explicado, em suas crenças, o significado da morte.
A Guarda Civil Municipal (GCM) está presente na entrada do Cemitério. Uma ambulância está a postos, para o caso de qualquer eventualidade.