EM ALTA
Home

2ª fase da vacinação contra paralisia infantil acontece neste sábado

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

10/08/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

No próximo sábado, dia 13 de agosto, todas as crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, devem ser imunizadas contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. O horário da vacinação vai das 08 às 17 horas e além das Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra, os pais podem levar seus filhos para tomar a gotinha em algumas escolas municipais, e nos supermercados Extra, D’avó e o Shopping Taboão. (Veja a relação completa dos pontos de vacinação, clique aqui).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha deve vacinar 19.620 crianças e a  2ª fase deve repetir o sucesso da primeira, onde ultrapassou a meta. “Como colocamos postos extras de vacinação em locais de grande movimentação, acabamos vacinando também crianças de outros municípios, e como é uma campanha nacional, o importante é que todas as crianças sejam imunizadas”, explica a técnica em vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, Heloisa Spinola.

Heloisa também lembra que “é importante que os pais não se esqueçam de levar a carteirinha de vacinação das crianças, se houver alguma vacina atrasada, ela pode receber a dose no mesmo dia”. 

Paralisia infantil
De acordo com levantamento da Secretaria Estadual de Saúde há 21 anos o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial. Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

 

Notícias relacionadas