EM ALTA
Home

1º Encontro da Juventude é marco na democracia de Taboão

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

21/05/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Por Prof. Felipe Paglia*, especial para o Portal O Taboanense

Histórico e Desafiador. Nestes termos defino o evento que ocorreu no último sábado, 16 de maio, a saber, o 1º Encontro da Juventude. O Evento foi histórico, pois foi o primeiro sob os moldes em que ocorreu no município, e além de sua propriedade incipiente, o evento também se caracterizou como marco e fortalecimento da democracia em Taboão da Serra.

Afinal, a Juventude participou e foi público-alvo das discussões realizadas, focadas, por sua vez, na profissionalização, no jovem aprendiz, e na qualificação profissional. Desafiador, porque teve como tema central os desafios que a nossa geração de jovens tem pela frente na luta em favor de uma transformação social, econômica e política da nossa sociedade, isto, por estarmos vivendo um período de tão grande crise no país.

galeria de imagens

O objetivo foi apresentar oportunidades aos jovens e apontar possíveis caminhos que podem auxiliar na formação e preparo para enfrentar o desafio de transformação. Contamos com a participação do SENAC, representado pela Michele Dias Ferreira, em aproveitou a oportunidade para apresentar as oportunidades de cursos no campus de Taboão da Serra, do CIEE representado pelo Willian Lima, que falou sobre estágios e o programa jovem aprendiz, e da SDE representada pela secretária Laura Favero que mostrou importantes trabalhos realizados pela secretaria no município, que buscam integrar o jovem no mercado de trabalho, além de orientar candidatos para processos de seleção nas empresas.

O evento também contou com o apoio do presidente do Partido Solidariedade de Taboão da Serra, a saber, Ronaldo Onishi, do Coordenador de Promoção da Igualdade Racial do Município, Antonio Carlos Sousa Santos, e de autoridades eclesiásticas da Igreja Paz e Vida representada pelo pastor Ronaldo Barbosa.

Gostaria de encerrar com palavras de gratidão ao vereador Ronaldo Onishi que apoiou desde o início o encontro, isso é Solidariedade, trabalho em equipe, ao Antonio Carlos Sousa Santos, pelas orientações e auxílios, aos pastores da Paz e Vida, meus pais pelo incentivo, minha noiva pelas orações, ao Excelentíssimo Prefeito Fernando Fernandes Filho, representado pela SDE, e é claro a toda equipe que me ajudou para que o evento ocorresse. Não me arriscarei em citar nomes, para não ser injusto ao esquecer-me de alguém, mas todos foram fundamentais, todos os vinte.

Enfim, a Juventude é o futuro do amanhã, e esta parcela social, tão desprezada por alguns, revela-se a esperança para mudanças, da construção de dias marcados pelo progresso, e da consolidação de ações políticas que fujam de questões voltadas a individualidade podendo culminar em egoísmo e, consequentemente, caos social. A Juventude se mostrou disposta a enfrentar os desafios e a lutar com unhas e dentes pela sociedade que considera ideal, fundada em princípios preocupados com a coletividade e a conquista do bem comum, e por essa razão, é preciso acreditar.

 

Prof. Felipe Paglia é presidente da Sec. da Juventude no partido Solidariedade Taboão da Serra

 

Notícias relacionadas