1ª Copinha Taboanense de Karatê reúne 175 atletas da região no Cepim
O Cepim, no Jd. Maria Rosa, em Taboão da Serra, foi palco da 1ª Copinha Taboanense de Karatê, que reuniu 14 associações e 175 atletas do município, Embu das Artes, Cotia, Osasco, Carapicuíba, Diadema e da capital. Competiram no torneio crianças a partir dos 5 anos, os três primeiros colocados em cada categoria foram premiados. O evento aconteceu na manhã deste domingo, dia 27.
Um dos organizadores do campeonato, o sensei Alex de Castro, destacou que o principal objetivo do evento é incentivar e prestigiar atletas, que geralmente não participam de competições oficiais.
“O objetivo é incentivar o atleta a conhecer o lado competitivo da nossa modalidade, o karatê. Hoje temos aqui alunos da 3ª idade, com necessidade especial, estrangeiros, e sabemos que nem todos tem interesse em participar de uma federação, mas sempre quiseram competir e muitas vezes, por uma questão de logística e financeira, ficam impedidos. E esse torneio é uma oportunidade”, comentou um dos organizadores da Copinha, o sensei Alex de Castro.
Já o coordenador de Lutas de Taboão da Serra, sensei Manoel Carlos, salientou a importância do evento para divulgar o trabalho social realizado nos municípios que estiveram presentes na Copinha.
“Esse torneio foi idealizado há muitos anos, queríamos criar um evento que pudéssemos agregar todo o trabalho social. Os professores que estão aqui realizam trabalhos sociais em suas cidades, e a maioria dos alunos vem de escolinhas, associações e Ongs. Essa é uma oportunidade para os atletas, que não participam de competições oficiais, representarem suas cidades e demonstrarem seus conhecimentos”, disse Manoel Carlos.
A competição aconteceu sob a supervisão do sensei Manoel Carlos, organização dos senseis Alex de Castro e Deise Oliveira, e apoio da Secretaria de Esportes de Taboão da Serra. A ideia dos organizadores é realizar a Copinha anualmente. “Esse é o primeiro de muitos que virão, queremos fazer esse evento pelo menos uma vez por ano”, disseram.
Jogos Regionais
Durante o evento, os caratecas que obtiveram medalhas nos Jogos Regionais realizado em São Bernardo do Campo no mês de julho, foram homenageados e receberam as medalhas de ouro, prata e bronze.
A equipe feminina formada pelas atletas Deise Oliveira, Elayne Rabelo eVictória Alves levaram o ouro. Os atletas Dylan Silvério e Mariele Sousa foram prata. E os caratecas Lázaro Teodoro, Victor William, Lucas Gonçalves e Weferson Patrick ficaram com o bronze.