14 mil meninas devem ser vacinadas contra HPV na região
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————
Por Nely Rossany, da Gazeta SP
Colaborou Liah Marques
O Ministério da Saúde incluiu a vacina contra o vírus HPV (Papilomavírus) no calendário oficial de vacinação e a partir do ano que vem deve vacinar 12 milhões de meninas com idade entre 10 e 11 anos. A vacina protege principalmente contra o câncer de colo de útero. Nas cidades da região, 14 mil meninas devem ser vacinadas.
De acordo com o Censo Demográfico 2010 (IBGE) apenas em Taboão da Serra são 4.430 meninas, 4.570 em Embu das Artes, 2.971 em Itapecerica da Serra, 688 em São Lourenço, 604 em Juquitiba e 1.183 em Embu-Guaçu. A campanha será nacional e ainda não tem data para o início, o que se sabe até o momento é que mais de 12 milhões de doses ficarão disponível em todo o Sistema Único de Saúde, o SUS, a partir do ano que vem. O investimento total de acordo com o Ministério da Saúde foi de R$ 360,7 milhões.
Foto: Divulgação
Taboão da Serra já vacinou cerca de 3 mil meninas e meninos estudantes da rede municipal
Mesmo ainda não sendo obrigatória, a cidade de Taboão da Serra deu início ao ano passado a uma campanha de vacinação para cerca de 3 mil jovens, meninos e meninas com idades entre 9 e 12 anos que estudam na rede municipal de ensino. A cidade foi pioneira na campanha e este mês os alunos serão imunizados com a terceira dose.
A vacinação acontece em três etapas e é importante que aconteça antes da iniciação sexual. Diferente de Taboão, a campanha nacional deve imunizar somente as meninas, isso porque o HPV é responsável, principalmente, pelo câncer de cólo de útero em pelo menos 70% dos casos. Segundo o Ministério da Saúde 5.160 mulheres morreram em decorrência deste tipo de câncer no ano de 2011, sendo 769 mortes apenas no estado de São Paulo.
HPV
A infecção por HPV atinge cerca de 630 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a vacina quadrivalente é aprovada para a prevenção do câncer de colo do útero em mulheres de 9 a 26 anos e é a única aprovada para a prevenção das verrugas genitais em homens na mesma faixa etária. Atualmente, as vacinas contra HPV estão disponíveis somente no mercado privado, mas o Ministério da Saúde avalia a possibilidade de inclusão da vacina contra HPV no Programa Nacional de Imunização brasileiro.