EM ALTA
Home

1º dia de greve dos professores e servidores de Itapecerica tem boa adesão

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

22/05/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O primeiro dia de greve dos professores e servidores de Itapecerica da Serra, nesta sexta-feira, dia 22, teve "boa adesão", 85% das escolas e creches municipais, de acordo com o presidente do Sindicato dos Professores das Escolas Públicas Municipais (Siproem), Ademir Segura, pararam as atividades. Os grevistas querem reposição salarial e melhores condições de trabalho. O governo ofereceu 6,5% de reajuste e aumento do Vale Alimentação de 33%, passando de R$ 90 para R$ 120, proposta recusada pelo funcionalismo.

“Esse primeiro dia de greve foi muito bom, 85% das escolas pararam e esse número vai aumentar. Na segunda-feira [25] o comando de greve vai visitar as escolas. Outros setores da prefeitura também aderiram”, declarou o professor Segura.

Grevistas voltam a se reunir na segunda-feira em frente ao Complexo da prefeitura | Reprodução / Siproem

Os grevistas se concentraram em frente à prefeitura do município, depois seguiram em passeata pela cidade até a Câmara Municipal. Ainda de acordo com Segura, a manifestação foi pacífica. “Fizemos uma manifestação em frente à prefeitura até meio dia, depois seguimos em passeata até a Câmara. Lá ocupamos o prédio de forma pacífica, fizemos uma fala, cantamos o Hino Nacional, enfim deixamos nosso recado. Não fomos recebidos por nenhum vereador, até porque não havia nenhum lá”, comentou.

O Siproem informou que a categoria aceita conversar, desde que a contraproposta seja maior que 6,5%. “Não queremos muito, queremos algo superior a 6,5%. Quem tem que apresentar a contraproposta é o governo”, falou Segura.

Outros setores da prefeitura também aderiram à greve. “O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Itapecerica da Serra- SFPMIS, com suporte da Federação dos Sindicatos dos Servidores e Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Autarquias e Prefeituras Municipais do Estado de São Paulo – Fesspmesp acompanhou, o primeiro dia da greve geral dos servidores de Itapecerica. Com apoio dos Sindicatos de Osasco, Aparecida, Bebedouro, Mogi das Cruzes, e outras cidades do interior paulista, a concentração foi realizada em frente ao Complexo da Prefeitura e reuniu cerca de 300 servidores”, informou o SFPMIS.

“Chegou a hora dos servidores se unirem, agora não tem mais essa de professor, saúde, almoxarifado, somos todos juntos unidos por todos”, afirma o presidente do SFPMIS, Adalberto Félix Rocha.

Na segunda-feira, os grevistas voltam a se concentrar em frente à prefeitura das 8h ao 12h, depois seguem novamente em passeata até a Câmara. “Vamos fazer isso todos os dias até o governo sentar e negociar com a gente. Quem não pode com a formiga não atiça o formigueiro”, disparou o professor Segura.

Outro lado

Em nota ao Portal O Taboanense, a prefeitura de Itapecerica da Serra informou que oferece 6,5% de reajuste “percentual acima da inflação”, e que adesão é "ínfima”. "O prefeito Chuvisco explicou que no atual cenário econômico não só do município, mas de todo o país, que enfrenta momento de crise, não é viável”, diz a nota.

Ainda de segundo a nota, o “os grevistas decidiram manter a paralisação e solicitaram outra audiência com o prefeito, que vai recebê-los e reforçará a impossibilidade de conceder reajuste maior diante da atual situação econômica”.

A prefeitura também informou que a adesão é baixa. “Apesar de a grande maioria dos manifestantes ser da área da Educação, mais da metade das escolas municipais estão funcionando normalmente. Nos demais setores da Prefeitura, a adesão ao protesto é ínfima”, afirma a nota.

Notícias relacionadas