EM ALTA
Home

1ª Parada do Orgulho Gay deixa Taboão da Serra mais “colorida”

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

27/09/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Com reportagem de Rose Santana 

“Essa chuva que cai aqui é para lavar o preconceito da nossa cidade”, gritou do alto de um trio elétrico Wanderley Bressan, presidente da Ong Diversitas e organizador da 1ª Parada do Orgulho Gay de Taboão da Serra. Ele foi aplaudido por cerca de 600 pessoas, na maioria gays, lésbicas, travestis e alguns simpatizantes.

 Veja galeria de imagens da Parada do Orgulho Gay
 Ouça entrevista com Wanderley Bressan, organizador do evento

Durante a concentração, foram distribuídos preservativos e cartilhas explicativas de como evitar doenças sexualmente transmissíveis. Apesar de todo clima de festa, a parada do Orgulho Gay também teve um momento político. A Ong Diversitas luta pela aprovação da PEC que transforma a homofobia em crime no Brasil.

Foto: Eduardo Toledo

A Parada do Ogulho Gay no Pirajuçara teve muito amor entre os participantes

“É claro que estamos aqui para festejar e mostrar para todos o orgulho que temos de sermos gays, mas também queremos o apoio de todos na luta contra o preconceito, contra a homofobia e tantas coisas babacas que ainda vemos nos dias de hoje”, disse Wanderley Bressan.

Com mais de uma hora de atraso, o desfile saiu da rua Uniflor, na divisa com Taboão da Serra e seguiu em direção a Praça Luiz Gonzaga. Tocando muita música eletrônica, os trios elétricos levavam travestis que chamavam a atenção do público que parou na estrada Kizaemon Takeuti para ver a invasão colorida.

“Estou só vendo por curiosidade”, disse João, morador do bairro que disse que “isso é uma pouca vergonha”. Ao observar uma travesti loira, perguntou para a reportagem: “Aquela ali é homem ou mulher?”. Mas os gays tiveram uma recepção calorosa da maioria dos moradores. Muitos acenavam, outros dançavam junto e muitos fotografavam.

“Eu acho que todos têm o direito de serem felizes, não importa a escolha sexual, cada um sabe o que faz da vida e admiro eles pela alegria”, lembrou o comerciante João Salerme, que assistiu ao desfile com duas filhas. A moradora Maria da Conceição Lovatto, também elogiou a iniciativa. “Eles tem o direito de assumirem, pra mim são todos lindos”, disse apontado para os travestis.

Já na praça Luiz Gonzaga, cerca de 3 mil pessoas festejaram a 1ª Parada do Orgulho LGTB de Taboão da Serra. Com o tema ‘Somos muitos, estamos em todos os lugares e queremos direitos iguais’ a festa assumiu um tom político.

Foto: Eduardo Toledo

Cerca de 600 pessoas participaram da Marcha e 3 mil aos shows na praça Luiz Gonzaga

“Conseguimos nosso primeiro objetivo que foi mobilizar e contar com a participação popular. A população sinalizou e optou, decidiu se mostrar, foi um grito de: eu sei que tenho direitos e vou usufruir deles. Queremos sim, ocupar todos os espaço, até na política”, disse Bressan.

A noite foi marcada por show de Drag Queens e muita irreverência que deu o tom da festa. Danças, performances e show de humor animaram a noite.“Nosso principal protesto é contra a homofobia. Estamos aqui para mostrar que nosso público tem espaço e queremos respeito. Estamos felizes com o carinho que recebemos da população taboanense”, declarou Willian Penha.

 

Notícias relacionadas