Orquestra Sinfônica da Petrobras apresenta espetáculo no Shopping Taboão
Quem passou pelo Shopping Taboão na tarde deste domingo, dia 27, se deparou com uma linda e emocionante apresentação da Orquestra de Cordas da Petrobras Sinfônica, regida pelo maestro Sammy Fuks. Além do público que lotou a praça central do Shopping, 20 alunos da escola de música de Embu das Artes assistiram ao espetáculo e puderam conversar e trocar experiência com os músicos.
A apresentação é uma iniciativa da Aliansce Shopping Centers, administradora do Shopping Taboão, que está levando para toda sua rede eventos culturais ligados a música erudita. A apresentação da Orquestra foi pontuada por explicações do maestro Sammy Fuks que explicou a importância de cada instrumento dentro da execução das obras.
Fuks elogiou a iniciativa da Aliansce em levar para o público apresentações culturais como a apresentada no Shopping Taboão. “A iniciativa é muito boa, nesse dia o Shopping vira um centro cultural. A música pode estar em qualquer lugar, no Shopping, em uma sala de conserto. É a música, independente de onde ela esteja. Então a Aliansce está de parabéns, a resposta do público é o melhor termômetro disso”.
Antes da apresentação o maestro contou suas experiências para os alunos da escola de música de Embu das Artes, que funciona no Jd. Santo Eduardo e atende mais de 600 jovens e adolescentes. “Comecei na música quando ganhei uma flauta doce, depois disso a música nunca mais saiu da minha vida”.
As amigas Jenifer e Camile, ambas de 11 anos, estudam música na escola de Embu das Artes e aprovaram a iniciativa do Shopping Taboão. “Eu gostei de tudo, mas gostei mais do violino, foi muito bonito”, disse Jenifer. Já Camile, que estuda flauta transversal, contou que ficou emocionada com a apresentação. “Meu coração até bateu mais rápido”.
A orquestra executou de seis peças: Bèla Bártok, Danças Romenas; Antonín Dvorak, Humoreske, ap. 101, nº 07; Ernani Aguiar, Quatro Momentos nº 03; Hohabess Brahms, Dança Húngara; Edmundo Villani-Côrtes, Cinco Miniaturas Brasileiras; Jayme Vignoli, Abrideira pro Villa.
Em seguida, foram apresentados clássicos de Pixinguinha e o baião Xote das Meninas, que levou o público a cantar junto com a orquestra. “Lindo, nunca pensei que ia gostar de música assim, mas foi uma experiência bem diferente, devia ter todo fim de semana”, frisou Ana Helena de Camargo, moradora de Itapecerica da Serra.
Para o superintendente do Shopping Taboão, Carlos Alcântara, a apresentação foi um sucesso. “Cultura nunca é demais, trazer experiências para nosso público é muito bom. Eu repito isso, o Shopping tem que trazer, cada vez mais, novas experiências para nossos clientes”, afirmou. Após o espetáculo, os alunos da escola de música presentearam o Shopping com um quadro de um artista de Embu das Artes.
Alessandra Tiraboschi, gerente de Marketing do Shopping Taboão, ressaltou o pioneirismo da iniciativa de trazer para a cidade uma orquestra sinfônica. “Foi um momento muito especial, tivemos o privilégio e a honra de proporcionar esse espetáculo para nossos clientes e para os alunos da escola de música”.
Segundo Alan Leão, secretário de cultura de Embu das Artes, a “Um dos objetivos da escola de música é ampliar o universo cultural e social dos alunos. E isso acontece quando saímos da escola e vem para um outro ambiente conhecer outras pessoas e músicos. 90% desses alunos nunca tinha assistido um espetáculo como esse. E foi sensacional, com certeza vai ficar marcado na vida dessas crianças”.