EM ALTA
Home

Operação Verão reforça policiamento em todo o litoral

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/12/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Mais de 3.000 policiais civis e militares irão reforçar o efetivo já existente para garantir a segurança de moradores e turistas que estiverem n o litoral do Estado durante a Operação Verão, que será lançada pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (24) na cidade de Santos. A operação, que terá início na próxima segunda-feira (28), tem término previsto para o final da semana após o Carnaval.

 A estimativa é de que a população na região chegue a mais de seis milhões de habitantes durante as férias. Por isso, 1.264 policiais militares e 724 civis serão enviados para reforçar o policiamento e atendimento à população.

Mais 75 viaturas serão remanejadas para uma melhor infraestrutura, além de dois helicópteros – a região já possui um à disposição. Os policiais contarão com 56 bafômetros distribuídos em 11 municípios para fiscalizar os motoristas.

Litoral Norte
Quase três milhões de pessoas deverão estar nas praias de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba durante as férias de verão. A Polícia Militar irá contar com o reforço de 543 homens, enquanto que a Civil terá 216 policiais a mais. Serão deslocadas 70 viaturas de apoio para a região, e sete bafômetros serão utilizados.

O número de unidades policiais também será reforçado. Durante a operação, dois estandes serão instalados para atendimento de ocorrências e orientação à população – um ficará na Praia do Cruzeiro, Centro de Ubatuba, e outro na Praia do Centro, em Caraguatatuba.

O Corpo de Bombeiros iniciou, no último dia 12, a Operação Praia Segura, cujo término está previsto para a segunda semana após o Carnaval.

Foram contratados cerca de 500 guarda-vidas civis treinados pelo Corpo de Bombeiros. No total, o reforço de efetivo é de 607 profissionais para todo o litoral.
As equipes de Perícias Criminalísticas e de Perícias Médico-Legais que atendem o litoral são sediadas em Santos.Para a Operação Verão, o Litoral Norte contará com o apoio da Equipe de Perícias Criminalísticas de Taubaté, que prestará auxílio nos locais de crime.
O Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico legal (IML) de Santos contarão também com o apoio da Polícia Militar, que disponibilizará, caso seja necessário, helicóptero para a locomoção rápida das equipes em casos de urgência.
Policiamento em todo o litoral
Além dessas equipes de reforço, a Polícia Militar enviará homens de batalhões e tropas especializadas para atender todo o litoral. Serão 327 policiais rodoviários, 161 homens do Policiamento de Choque, 55 policiais ambientais e 25 tripulantes de helicópteros.

Notícias relacionadas