O que é gestão de reputação em mídias sociais
5 min de leitura
Regras devem ser obedecidas: esclarecendo a gestão de reputação em mídias sociais
A reputação nas mídias sociais influencia nas decisões de compra. Conforme os estudos da Market Force – líder mundial em soluções de inteligência do cliente – 78% dos entrevistados conferem as publicações da marca antes de comprar um produto, e 80% admitem que confiam nas avaliações dos usuários no Instagram. Por isso, uma experiência ruim com o serviço da empresa que venha ao conhecimento do público, e não receba uma resposta rápida, pode se tornar viral e prejudicar drasticamente a reputação da marca. Foi exatamente isso que aconteceu com a United Airlines depois que eles se recusaram a realizar uma indenização por conta de um violão quebrado. O caso poderia ter passado despercebido se uma dupla canadense não tivesse decidido lançar uma música no YouTube para contar a história. Quatro dias após o vídeo ser postado, os acionistas perderam US$ 180 milhões, o equivalente a 51 mil violões.As principais razões para cuidar da reputação da marca
Hoje em dia os usuários não precisam se esforçar para mostrar sua insatisfação. Qualquer pessoa pode compartilhar suas opiniões sobre o seu produto no Instagram. E o que é ainda pior, os comentários ruins podem passar para o seu feed, o que traz o risco de perder uma autoridade já conquistada. Portanto, a reputação da marca nas redes sociais precisa ser gerenciada para:- Aumentar a confiança dos clientes existentes, que veem que a empresa está preparada para assumir responsabilidades;
- Atrair novos clientes com conteúdos úteis;
- Promover o reconhecimento da marca, pois o aumento de curtidas permite que ela seja mais comentada online;
- Receber feedbacks honestos para melhorar ainda mais o produto.
Fundamentos para melhorar um perfil de marca no Instagram
É pouco provável que fotos e vídeos bonitos ajudem você a posicionar sua marca com sucesso no Instagram. Conquistar um público fiel é uma via de mão dupla. Para ser bom para todos, faça o seguinte:- Rastreamento de comentários. Essa é a principal estratégia na gestão de reputação, o que significa que você precisa ficar de olho em todas as menções à sua marca na plataforma. Caso haja avaliações ou reclamações negativas, responda prontamente.
- Lidando com a negatividade no nível de especialista. Ignorar as críticas leva ao crescimento exponencial delas. Para manter a lealdade e a confiança dos usuários, a marca deve dominar a habilidade de admitir erros. Somente as avaliações falsas feitas por concorrentes devem ser excluídas.
- Pratique o desligamento emocional e desapego.
- Faça perguntas para descobrir as raízes da reclamação e encontrar uma solução.
- Peça desculpas e admita seu erro, se a culpa for sua. Ofereça ao cliente um desconto ou entrega grátis para compensar o inconveniente causado.
- Publicação de dados relevantes. A confiança do usuário diminui quando ele se depara com informações falsas. Atualize de forma rápida no seu perfil os números de telefone, endereços, preços, descrições de produtos, etc. O conteúdo deve mostrar o estado atual da empresa e promovê-la de um ponto de vista positivo.
- Monitorando resultados. Identifique as principais métricas de desempenho para medir o sucesso do seu trabalho, como menções à marca, sentimento de avaliações, taxa de engajamento e muito mais. Os números são cruciais para ajustar suas estratégias atuais e são úteis para continuar trabalhando para melhorar sua reputação. Algumas métricas são facilmente extraídas dos recursos do perfil empresarial, mas outras continuam escondidas.
Conclusão
O gerenciamento da reputação nas mídias sociais é uma tarefa complexa que exige esforço constante. Monitore o feedback e o sentimento do público, tenha uma estratégia de resposta a crises, crie uma imagem de marca positiva por meio de conteúdos de qualidade e interaja com os consumidores para garantir a confiança do público no Instagram.TAGS