Número de casos de Aids cai em todas as cidades da região
O número de casos de Aids na região sudoeste registrou queda este ano, se comparados com o mesmo período do ano passado. A maior queda foi registrada na cidade de Embu das Artes, uma redução de 75%, depois Itapecerica da Serra com uma queda de 31% e Taboão da Serra de 12%. O maior investimento das administrações para diminuir os números, são ações sociais, entrega de camisinhas e os testes rápidos, que são realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O município de Embu das Artes, registrou segundo a prefeitura 20 casos em 2014, até o começo deste mês a administrações confirmou cinco casos do vírus HIV na cidade. Ainda segundo a prefeitura o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) DST-AIDS da cidade, dá o suporte e faz toda a supervisão das ações de tratamento e prevenção do vírus no município.
Em Itapecerica da Serra, foram registrados, 13 casos positivos na cidade, enquanto em 2014, foram notificados 19 casos de HIV. A Autarquia de Saúde da cidade, destacou que os números caíram após ações da administração, como a distribuição gratuita de preservativos em todas as unidades de saúde e campanha “Fique Sabendo”, que são testes grátis realizados nas UBS.
Na região, a menor queda foi em Taboão da Serra, foram 73 casos positivos no ano passado e 64 este ano. A secretaria de Saúde, informa que o município realiza campanhas de testagem nos bairros e isso ajudou na queda dos números.
País. A taxa de detecção de Aids no Brasil caiu 5,5% de 2013 para 2014, passando de 20,8 casos por 100 mil habitantes para 19,7. No ano passado, foram diagnosticados 39.951 casos e, em 2013, 41.199, informa o Boletim Epidemiológico HIV/Aids de 2015.De acordo com estimativa, atualmente, 781 mil pessoas vivem com HIV/Aids no Brasil.