Nova manifestação contra fechamento de escolas acontece nesta sexta
Nesta sexta-feira, dia 9, professores, estudantes e pais voltam às ruas de Taboão da Serra contra o fechamento da EE Alípio de Oliveira e Silva e a reorganização escolar proposta pela Secretaria Estadual de Ensino. Os manifestantes vão se reunir em diversos pontos da cidade, a partir das 7h da manhã e em caminhada, pela rodovia Régis Bittencourt seguirão até a Praça Nicola Vivilechio. Depois caminharão até a Diretoria de Ensino.
As escolas estaduais Maria Catharina Comino, Alípio de Oliveira e Silva, Silvia Aparecida dos Santos, Domingos Mignoni, Maria Apparecida Nigro Gava, Lucia De Castro Bueno, Isabel Lucci de Oliveira, Laurita Ortega Mari e Dib Audi, estão participam da manifestação.
No evento criado na página da rede social Facebook, os organizadores convidam a população a participar do protesto. “Como todos sabem, estão querendo dividir as escolas por ciclos. Ou seja, determinada escola só terá Ensino Médio e outra só Fundamental . Se você é contra tudo isso venha protestar e mostrar seu posicionamento diante de tudo isso”.
Os organizadores também pedem que os manifestantes vistam branco ou preto, para “simbolizar paz e luto” pela medida.
Pontos de encontro
– CSU- Posto de Gasolina – 7h15 às 7h25
– Escola Estadual Maria Catharina Comino – 7 às 8h
– Posto de Gasolina Pinzeta – 8h25
– Shopping Taboão – 9h20 às 9h25 (Ponto de ônibus)
– UBS Margaridas – 7h30 às 8h (caminharão pela BR-116)
Na terça-feira, dia 6, alunos e professores das escolas estaduais de Taboão da Serra e Embu das Artes foram até a Diretoria de Ensino, no Jd. da Gória, e uma comissão foi recebida pela dirigente, Maria Mercês, que informou não pdoer fazer mais nada sobre a decisão de fechar a EE Alípio, uma vez, que a proposta já estava com o secretário Estadual de Ensino.
O representante da Apeoesp/Subsede Taboão da Serra, Antônio de Jesus Rocha, professor Toninho, declarou que “não foram explicados os critérios utilizados" e que a decisão é autoritária, uma vez que ninguém foi ouvido.
Região
Embu das Artes – Está previsto um manifesto contra a medida anunciada por Alckmin, às 14h em frente a escola EE Elizete Bertini, no Jd. Santo Eduardo, contra o fechamento da EE Sara Sanches.
Itapecerica da Serra -também às 14h, na Praça da Árvore, contra o fechamento da EE João Batista.