Home
›
Nota para a imprensa
4 min de leitura
Leia na íntegra nota da prefeitura sobre a polêmica da demolição da Base da PM
A Prefeitura Municipal de Taboão da Serra lamenta profundamente a retirada da Base Comunitária de Segurança da Polícia Militar, localizada na Praça Luiz Gonzaga, da forma rápida e inesperada como ocorreu. É do conhecimento de todos os taboanenses que a Praça Luiz Gonzaga passa por uma remodelação e revitalização. A Praça Luiz Gonzaga é considerada como a Praça do Povo; local de grande concentração popular. Ela necessitava, há anos, passar por uma reforma e adequação.
A Administração Municipal sempre pautou seu trabalho no desenvolvimento com justiça social. No final do ano de 2007, foi elaborado um projeto de revitalização para que a população possa ter mais conforto e segurança na Praça. A obra foi licitada e está sendo executada com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura.
Foi pensando na segurança e no bem estar de todos, inclusive dos policiais militares que trabalham na Base, que foi planejada uma nova Base Comunitária de Segurança. Nesse sentido, a Prefeitura de Taboão da Serra enviou oficio à Polícia Militar do Estado de São Paulo para que a Base fosse transferida para outro local, nas imediações da Praça Luiz Gonzaga. Esse imóvel deveria ser escolhido conjuntamente com a PM para satisfazer as necessidades da corporação no desenvolvimento do seu trabalho.
Como noticiado pelo Tenente Coronel da PM, Comandante João Ricieri Folguieri, que comanda 36º BPM/M, no Embu, o imóvel precisaria de uma prévia vistoria da Polícia Militar, de modo que atenda às normas técnicas para a instalação da Base.
Contudo, inesperadamente, por determinação do Comando Geral da PM, partiu a ordem para a desocupação imediata do imóvel, na terça-feira, dia 24 de junho. Ao tomar conhecimento desse fato, o Prefeito reuniu-se com o Coronel Osni Sérgio Sabbatini, Comandante da Polícia Militar da Região Metropolitana de São Paulo, na Prefeitura de Taboão da Serra e pediu para que a PM aguardasse a disponibilização de outro imóvel, preparado para instalar a Base Comunitária, o qual só estava dependendo da vistoria da própria PM. Em que pese a disponibilidade do imóvel, o Comandante Sabatini disse que não tinha autonomia para adiar a saída da Base, afirmou que tão-somente recebia ordens.
O Prefeito imediatamente enviou ofício para o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Ronaldo Marzagão, pedindo técnicos para vistoriar o imóvel disponível e outros eventualmente indicados para a PM instalar a Base Comunitária. Enquanto a PM não manda seus técnicos, a Prefeitura Municipal de Taboão da Serra vai manter um Posto Avançado da Guarda Civil Municipal no local, funcionando 24 horas, para manter a segurança de todos os munícipes que vivem no entorno da Praça, logradouro público que será devolvido nos próximos dias, remodelado e revitalizado, à população, pois, a praça é do povo.
Projeto antecipado
A Secretária Municipal de Assuntos de Segurança Pública já está implantando uma Central de Monitoramento de Segurança para o Vale do Pirajuçara. Serão 20 câmaras espalhadas entre a Avenida Kizaemon Takeuti, Antonio de Oliveira Salazar, Luis Carlos Ventura, entre outras ruas do Vale. Na Praça Luiz Gonzaga será instalado um Centro Operacional da GCM para monitorar toda a região.
É mais segurança para todos