EM ALTA
Home

Municípios da região tem colocação ruim no ranking ambiental

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/04/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Por Nely Rossany, da Gazeta SP

O Governo do Estado de São Paulo divulgou na tarde de segunda-feira o ranking ambiental das cidades paulistas. Dos 645 municípios, a região teve desempenho ruim e a melhor colocação ficou para Embu das Artes, em 228º lugar no Estado. 158 municípios receberam selo ‘Município Verde Azul’, que avalia ações ambientais nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Para receber o selo, é preciso ter no mínimo 80 pontos, em uma avaliação que varia de zero a 100, 20% das cidades do Estado alcançaram médias acima de 80 das 485 que enviaram informações e foram avaliadas pela equipe do Município Verde Azul.  Na região, Embu das Artes recebeu 65,87 e Taboão da Serra 61,88. O pior desempenho da região foi Embu-Guaçu com 8,71 pontos em 591º colocação (veja tabela completa baixo).

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP

Na região, Embu das Artes na 228º lugar no ranking, teve melhor colocação

Para o diretor de Meio Ambiente de Taboão da Serra, Alexandre Novoletti, o resultado foi positivo. “A cidade subiu 230 posições no ranking do ano passado para cá. Tínhamos 34,41 pontos e quase dobramos esse número para 61,88. Além disso, contando os cerca de 39 municípios da região metropolitana, Taboão está em 8º lugar,  uma conquista e tanto”, disse.

Já o secretário de Meio Ambiente de Embu das Artes, João Ramos diz que independente da colocação no ranking, a prefeitura continuará com o compromisso com a causa ambiental. “Acreditamos que as boas políticas públicas devem necessariamente acontecer a partir das demandas diagnosticadas junto à comunidade, tornando- as verdadeiros instrumentos de transformação social, mesmo que não nos coloque em destaque, nem nos certifique, pois o compromisso com a causa ambiental deve estar acima de qualquer evidencia política. Portanto, Embu das Artes continuará seus programas e projetos independentemente da posição que este projeto nos coloque”, afirma.

Município Verde Azul

Essa é a quarta edição do evento que busca fortalecer o planejamento ambiental e incentivando a participação da sociedade civil na agenda ambiental.  Ao todo, 410 projetos de coleta seletiva foram implantados, 109 planos de gestão de resíduos sólidos, 257 programas de educação ambiental e 280 fundos de meio ambiente foram criados. São 335 municípios com centros de educação ambiental, 261 com ciclovias, 276 com planos de arborização urbana e 361 com viveiros de mudas, e 205 com parcerias ambientais com pessoas físicas e jurídicas.

Campeã

Santa Fé do Sul, no extremo noroeste paulista, foi a campeã paulista entre as cidades com 96,98 pontos. Este é o tricampeonato do município, que também liderou em 2008 e 2009. Em 2010, a cidade de Santa Rosa do Viterbo foi o destaque. O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.
 

Notícias relacionadas