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Municipalização da Régis Bittencourt deve acontecer em maio
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O prefeito Evilásio Farias confirmou ao Portal O Taboanense que a rodovia Régis Bittencourt, no trecho que corta Taboão da Serra, será municipalizada dentro de três semanas. Segundo ele, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), órgão responsável pelas rodovias federais, já deu o aval para a municipalização.
Há cerca de 20 dias, o prefeito se reuniu em Brasília com a diretoria da ANTT e acertou a municipalização. O acordo só não foi assinado porque Evilásio quer garantias que a concessionária OHL, que detém a concessão da rodovia, se comprometa com as obras de melhorias previstas em contrato.
Foto: Eduardo Toledo
Rodovia Régis Bittencourt no trecho que corta Taboão da Serra
“Estou analisando melhor, porque eu quero que a concessionária OHL termine, ou se comprometa, com as obras que precisamos, para que esse ônus amanhã não caia para a prefeitura”, disse. Ainda segundo Evilásio, já existe um acordo entre todas as partes, “Já existe um consenso, um acordo, e estamos esperando o formato final. Acho que em duas ou três semanas devo ir para Brasília para formalizar tudo”.
De acordo com Evilásio, a municipalização da rodovia será “um lucro” para o município. “Hoje em dia esse gerenciamento [do trânsito] é feito pela Polícia Rodoviária e nem sempre eles estão presentes”. O prefeito reafirmou a ideia de transformar o trecho entre o retorno do Pq. Pinheiros, até o centro do Taboão, em uma grande avenida. “Será um prolongamento da Francisco Morato”, disse.
O prefeito também citou que assim que o trecho for municipalizado, pretende fazer obras e intervenções para trazer mais segurança e garantia de mobilidade para os moradores da cidade. “Um dia o trânsito na BR estava muito carregado e um agente da polícia rodoviária simplesmente bloqueou os acessos da cidade a rodovia”, exemplificou.
A proposta apresentada pela secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana é criar pelo menos mais duas passagens em nível [com semáforos] ligando os bairros de Taboão da Serra. A rodovia deve ganhar “cara” de uma grande avenida, como na região do Centro, com calçadas, semáforos, redutores de velocidade e outros itens de segurança. “A rodovia pode ser um problema para cidade, mas nós não podemos pagar tão caro por isso”, disse Evilásio.