MST irá realizar manifestação na Câmara de Taboão
O Movimento dos Sem Terra (MST) de Taboão da Serra irá realizar na próxima terça-feira, dia 16, uma manifestação na sessão da Câmara Municipal. O movimento irá pedir a isenção do IPTU para os condomínios João Cândido, que foram construídos através de recurso do Minha Casa, Minha Vida.
A reportagem do Portal O Taboanense tentou contato com o ex-vereador Paulo Félix, líder do movimento, mas não obteve retorno. Na página do MST no Facebook, a reivindicação do grupo é clara: “Vamos reivindicar que estes conjuntos habitacionais e os próximos que serão implantados tenham a devida contrapartida social por parte da Prefeitura com isenção total do IPTU”.
Ainda na sua página, o MST afirma que “a Prefeitura lançou os carnês de IPTU para os condomínios João Cândido A e B, no Jardim Salete, com valores de preço de mercado, sem levar em conta que os moradores são famílias de baixa renda e que os projetos são subsidiados pelo Programa Minha Casa – Minha Vida do Governo Federal e Programa Casa Paulista do Governo do Estado”.
Segundo apurou o Portal, o MST considera que a prefeitura tenha que isentar o IPTU do condomínio como uma forma de “justiça social”. Pessoas ligadas ao movimento disseram, pedindo anonimato, que o conjunto foi construído com recursos do Governo Federal e Estadual e o município não teria investido nas obras e agora deve “arcar” com a sua parte, abrindo mão do IPTU.
O MST afirma que a recessão que o país enfrenta acaba prejudicando os trabalhadores. “Num momento em que o país passa por uma grave crise econômica, com queda da renda e aumento do desemprego, não é justo que as famílias trabalhadoras paguem a conta da crise”.