EM ALTA
Home

Moradores do Jd. Paraíso reclamam de bueiro entupido e esgoto escorrendo a céu aberto

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

10/04/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Moradores da rua Geraldo José de Almeida, Jd. Paraíso em Taboão da Serra pedem socorro, a situação é caótica, de acordo com relatos dos moradores, desde 2007, eles vêm sofrendo com um bueiro entupido, esgoto a céu aberto e um terreno baldio que tiram a tranquilidade deles. Quando chove a situação que é ruim fica péssima.

De acordo com moradores, toda essa situação acontece devido a uma obra inacabada de tamponamento da rede de esgoto que desce pela escada, iniciada entre 2006/2007 pela prefeitura, parte das canaletas ficaram abertas. O resto de material que ficou no local provocou entupimento no bueiro, que quando chove transborda. No escadão, a situação não é diferente, há um esgoto correndo a céu aberto, o mau cheio, ratos e baratas que saem do local torna a situação ainda mais lamentável.

Foto: Reprodução

Moradores relatam que diversas tampas de bueiro estão quebradas no bairro

“No dia 2 de março, choveu tanto que o bueiro não suportou e a tampa foi levada pela enxurrada. Sempre que chove forte acontece a mesma coisa”, disse o morador.

Ainda de acordo com o morador Paulo, a população não esta colaborando, muitos jogam lixo na escada, isso piora a situação que não é boa. Também existe um terreno, que segundo os moradores, pertencia a prefeitura, que hoje serve de abrigo para drogados e de depósito de lixo.

“Na parte superior do escadão, tem um terreno que pertencia a prefeitura, hoje eu não sei mais. O local não tem muros, esta totalmente largado, sendo utilizado como deposito de lixo e entulho, além de abrigos para drogados, o que deixa o lugar bem perigoso. Como a prefeitura pode permitir essa situação? Cadê a fiscalização”, questiona Paulo.

Além do mau cheiro, o esgoto, que esta vazando, provoca unidade nas casas próximas. “A situação aqui pra nós esta horrível, estamos nos sentindo totalmente desamparados pela prefeitura. É um absurdo o valor que pago anualmente de imposto, que por sinal nunca atrasei ou deixei de pagar, em 2012, foram R$ 2000 mil, acho que o mínimo que a prefeitura deveria fazer é solucionar os problemas dos seus contribuintes”, desabafa Paulo.

Em nota a secretaria de Manutenção respondeu que problemas com esgoto é de responsabilidade da Sabesp, que a prefeitura não deixou obras inacabadas no local e, ainda esta semana ira limpar os bueiros e recolocar as tampas.

“A secretaria Municipal de Manutenção esclarece que toda e qualquer questão referente ao esgoto é de responsabilidade da Sabesp. Caso o esgoto esteja "à céu aberto" a Sabesp deverá ser acionada através da fiscalização, pois na viela existe uma rede coletora para evitar que esse fato aconteça. Na rua Geraldo José de Almeida não existe nenhuma obra da prefeitura; logo, materiais de obras que por ventura chegam aos bueiros são oriundos de construção ou reformas particulares. A secretaria informa também que esta semana os bueiros serão limpos e as tampas das bocas de lodo recoladas”, informou.

O morador relatou que nesta segunda-feira, dia 9, funcionários da prefeitura esteve no local. “Vocês [reportagem do Portal Taboanense] entraram em contato com a prefeitura? Já surtiu efeito, depois de muito tempo, muitas reclamações eles vieram até aqui, obrigado”, agradeceu o morador.
 

Notícias relacionadas