Moradores de Taboão da Serra elogiam o desfile de 7 de Setembro
Cerca de 30 mil moradores público estimado pelos organizadores, acompanharam o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, este ano as escolas falaram sobre as cinco regiões do Brasil, costumes, gastronomia e pontos turísticos. O evento começou por volta de 9h e percorreu a avenida Fernando Fernandes, no bairro Pirajuçara, em Taboão da Serra.
O desfile cívico é um evento tradicionalmente familiar, a alegria de ver o filho desfilar na avenida contagiou o público presente, apesar do forte calor. Segundo a auxiliar de produção, Vânia Aparecida de 37 anos, “esse ano o desfile está de parabéns, fazia muito tempo que não víamos algo bem feito e resgatando o patriotismo dos brasileiros”.
A manicure Valquíria Moura Matos de 45 anos falou da importância do desfile, que na opinião dela, “foi muito legal e importante para a cidade, por que todos souberam mais sobre a cultura do nosso país que é muito rica, e serve de incentivo para crianças se interessarem pelas histórias de outros estados”.
Todas as escolas receberam um tema e uma verba da secretaria de educação, e a partir disso os funcionários, professores e gestores das escolas participaram do desenvolvimento do tema, a criatividade e desempenho de cada apresentação empolgaram todos que assistiram.
“Foi muito bom o desfile deste ano por que podemos aprender um pouco mais sobre a cultura de cada estado, e gostei, pois não houve nenhum tipo de competição entre as escolas”, disse Fátima Beatriz de 30 anos, operadora de telemarketing.
De acordo com o carpinteiro Carmelito Oliveira de 48 anos o desfile deste ano foi muito bom. “Gostei dos temas abordados, das coreografias, das encenações resgatando o patriotismo. A alegria das crianças contagiou todos os presentes e aprendemos mais sobre a cultura brasileira, que foi apresentado de forma inteligente por todas as escolas”.
A população aprovou a volta do desfile na cidade após três anos consecutivos sem acontecer, e voltou o ano passado. “Achei muito legal o desfile os assuntos abordados fizeram as pessoas se interessar ainda mais pelas apresentações, foi uma injeção de ânimo para o público e teve o resgate de cidadania. O Desfile Cívico, com a participação da família, é tão importante na construção da educação e cidadania das crianças”, comentou a doméstica Maria Inês Cesário Vilela de 45 anos.